sábado, 8 de junho de 2013

JOCIMAR DANTAS ADQUIRE UMA DOS MAIORES GALERIAS DE ARTE DO ESTADO


A galeria de artes localizada no primeiro andar do Centro de Turismo de Natal, uma das maiores do Estado, está sob nova direção. Após passar mais de 40 anos à frente do espaço que ele mesmo criou, o pesquisador e colecionador Antônio Marques se afasta e vende a concessão do local ao padre Jocimar Dantas de Araújo, prefeito de Jardim do Seridó, que afirma: “Eu quero ser o sucessor de Antônio Marques”.

Com apenas 36 anos, o padre já possui um acervo pessoal de arte popular que ultrapassa as mil peças. A ideia de comprar a concessão do espaço pertencente ao Governo do Estado surgiu há 4 meses quando ele teve uma conversa com o antigo dono. Muito embora a galeria pertença ao Governo, a Fundação José Augusto não faz nenhum tipo de interferência no seu funcionamento. Jocimar explica que agora toda a curadoria do espaço está sob sua responsabilidade.


“Quando Antônio Marques vendeu a galeria, ele levou uma parte da sua coleção, mas outras peças ainda permanecem aqui”, lembra o padre que também não pretende se distanciar do perfil do antigo dono e mostra ao NOVO JORNAL que o acervo continua privilegiando a arte feita em solo potiguar. Entre os nomes mais conhecidos que podem ser encontrados na galeria, por exemplo, está o de Dorian Gray e Mestre Ambrósio, de Acari.

Nenhum comentário: