sexta-feira, 4 de abril de 2014

ANVISA MANTÉM PROIBIÇÃO DE VENDA A 2 LOTES DE SUPLEMENTOS PROTEICOS


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a proibição à distribuição e à comercialização em território nacional de lotes dos suplementos proteicos para atletas Body 100% Whey, sabor chocolate brigadeiro, da empresa Body Nutry, e Super Whey 100% Pure, sabor baunilha, da empresa IntegralMedica. A decisão se apoia na contraprova, o laudo do Instituto Adolfo Lutz, solicitada pelas empresas de suplementos. A resolução foi divulgada na última quinta-feira (3) no Diário Oficial da União.

O primeiro laudo constatou a irregularidade desses e de mais 18 lotes de suplementos proteicos, em fevereiro deste ano. Segundo a Anvisa, a avaliação foi provocada por denúncias  feitas pela sociedade em novembro de 2013.

Em março, outro lote de suplemento alimentar foi proibido
Segundo o novo laudo, o lote 02060513 do produto Body 100% Whey continha mais carboidrato e menos proteína se comparado à descrição do rótulo, uma variação superior a 20% - tolerância de erro da Anvisa. Ainda foi detectado a presença de 3 ingredientes no produto que não se encontravam no rótulo, Theobroma cacao (cacau), amido de Zea mays (milho) e fécula de Manihot utilissima (mandioca).

O gerente comercial da Body Nutry, Felipe Gabriel, afirmou que o lote proibido de veicular no país tinha validade até 15 de maio de 2013 e já foi retirado do mercado, substituído e regularizado. No Diário Oficial, consta que o produto tem validade até a mesma data, mas de 2015.

Outro lote tem apenas uma irregularidade

Já o lote 0032221 do produto Super Whey 100% Pure contém irregularidade apenas na quantidade de carboidrato, também superior à informada no rótulo, segundo o laudo.

Em nota, a assessoria de comunicação da IntegralMedica afirmou que "a variação de carboidrato encontrada no produto é de 0,37g. Quantidade que não leva ao aumento de peso, gordura corporal, não causa danos à saúde pública e não torna o produto impróprio para uso".

(***) FONTE: Diário do Nordeste


Nenhum comentário: