Por: Emir Sader
Em: Portal Carta Maior
Upworthy,
o site de maior crescimento na historia da internet, se faz sem jornalistas.
Lançado em março de 2012, ele atingiu, em novembro do ano passado, 87 milhões
de visitantes únicos, quase três vezes mais do que o site do New York Times, e
gerou 17 milhões de compartilhamentos no Facebook, publicando apenas 225 artigos.
Para se
ter uma comparação, um site como Yahoo coloca, mensalmente, 115 mil artigos e
gera menos de 4 milhões de compartilhamentos. A equipe do site, que não conta
com nenhum jornalista busca na Internet conteúdos que ela julga interessantes.
O objetivo, segundo um dos seus diretores, é "ajudar as pessoas a
encontrar conteúdos sérios mas divertidos".
Eles
consideram que vale mais a pena menos conteúdos de boa qualidade do que
bombardear o publico com milhares de artigos de má qualidade. A estrutura dos
textos do Upworthy é sempre a mesma: duas frases curtas, do tipo: "Nós não
ouvimos devidamente a voz do ameríndios. Eis a mensagem edificante de um
deles." Eles pretendem fazer com que as pessoas se interessem por temas
importantes.
Um autor
conhecido sobre os circuitos de internet, Johan Berger, lista 6 princípios que
tornariam um texto um viral: o valor social, a facilidade de memorização, a
ressonância afetiva, a possibilidade de observação (o fato de que se trata de
um tema evidente para todos), a utilidade e o estilo narrativo.
Upworthy
se vale do papel chave da viralidade para a difusão das informações. Eles
consideram que cada vez menos pessoas leem uma história se ela não está postada
por alguém em alguma das redes sociais. As historias se tornam populares se as
pessoas as compartilham no Facebook, no Twitter ou em alguma outra das redes
sociais.
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