quinta-feira, 10 de abril de 2014

RALLY RN 1500: SUA HISTÓRIA


O RN 1500 é uma prova de velocidade na modalidade Rally Cross-Country para carros, motocicletas, utvs e quadriciclos, com mais de 1.000 quilômetros de extensão. A 1ª edição foi realizada em 1994, exclusivo para motos, com o desafio de cruzar o Rio Grande do Norte por caminhos extremamente difíceis, pondo a resistência de pilotos e maquinas à prova.

Em 1995 foi criada a categoria para os carros.

Em 1999, a prova fez parte da Copa Baja Brasil e em 2003 tornou-se etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country da Confederação Brasileira de Motociclismo. Desde então, tornou-se um evento tradicional do rally brasileiro.

O Rally RN 1500 não foi realizado nos anos de 2001, 2004 e 2005.

Em 2006, com a participação das melhores equipes de carros do país, o Rally foi destaque no cenário nacional, merecendo inclusive várias indicações para integrar o Campeonato Brasileiro de Rally da Confederação Brasileira de Automobilismo.



Em 2008, o Rally RN 1500 foi considerado a segunda prova mais importante do Brasil, graças a sua qualidade técnica, ao levantamento das especiais de velocidade e a diversidade de terrenos. Esta edição foi homologatória para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country da Confederação Brasileira de Automobilismo.

Em 2009, já como etapa dos Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country das Confederações Brasileiras de Automobilismo e Motociclismo, o RN 1500 obteve o maior grid das modalidades de “carro” e “quadriciclos” do país. Foi um rally difícil, pois as fortes chuvas que caíram comprometeram parte da prova e deixaram milhares de desabrigados.



Sucesso é a palavra que define bem a edição 2010 do RN 1500. Um rally impecável, exigente, difícil e prazeroso; a melhor prova do ano segundo os competidores. A segunda prova mais importante do Brasil, bonita, de alto nível e muito bem estruturada, segundo a imprensa!

A prova de 2011 foi considerada tecnicamente perfeita, um rally completo, com todos os ingredientes na dose exata para um rally cross country de altíssimo nível. “A cada ano essa prova surpreende pela qualidade técnica e crescimento em termos de organização. O nível de exigência dos trechos cronometrados tem engrandecido e muito o cross country nacional”; “é um rally perfeito para quem gosta de cross country, para quem gosta de velocidade”; “é uma prova incrível, um rally maravilhoso”, segundo alguns competidores de carros, motos e quadriciclos.

Em 2012 o RN 1500 deu mais um passo ao realizar a sua especial mais longa: 204 quilômetros de extensão, repletos de dificuldades e muita emoção! Esta edição marcou a estréia da categoria de UTV’s no país. Foi mais uma prova de sucesso, com um final disputadíssimo onde a diferença de tempos entre os primeiros colocados, em todas as categorias, foi inferior a três minutos.

O RN 1500 é a única prova do Campeonato Brasileiro que proporciona aos participantes conhecer a maior diversidade de terrenos possível em apenas quatro dias de corrida. O roteiro bem elaborado é um dos grandes atrativos, pois inclui lugares com características próprias como o sertão do Seridó e suas formações rochosas, as “serras de pedra”, os lagamares, a rota das navegações com suas belas praias e as famosas dunas que mudam de lugar ao sabor do vento…



O evento chega à sua 17ª edição com mais de 550 quilômetros de trechos especiais, reunindo as máquinas mais resistentes, as mais belas paisagens, os melhores pilotos e os piores caminhos…

17º Rally RN 1500 segue atraindo destaques e essa é a programação:





Nenhum comentário: