domingo, 30 de junho de 2013

PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO POESIA NESTE DOMINGO


06:00 às 07:00 Horas = ENCONTRO DE FÉ
07:00 às 08:00 Horas = GOSPEL BRASIL
08:00 às 10:00 Horas = AS MAIS TOCADAS DA SEMANA
10:00 às 14:00 Horas = BREGA NA POESIA
14:00 às 16:00 Horas = SAMBA, SUOR & PAGODE
16:00 às 18:00 Horas = WEB FORROZÃO
18:00 às 19:00 Horas = VIVENDO EM ESPÍRITO
19:00 às 22:00 Horas = FALANDO DE AMOR
22:00 às 00:00 Horas = AS MAIS TOCADAS DA SEMANA
00:00 às 05:00 Horas = POESIA NA MADRUGADA

A Melhor Web Rádio da Região.

ACESSE:

WEB RÁDIO POESIA

Não Basta Ser Só Música, Tem Que Ser Poesia

sábado, 29 de junho de 2013

ATENÇÃO FAMÍLIA TELEXFREE GUAMARÉ:

ATENÇÃO FAMÍLIA TELEXFREE GUAMARÉ:

COMPARTILHEM E CONVIDEM TODOS OS DIVULGADORES QUE VOCÊ CONHECE E VAMOS JUNTOS SAIR EM CARREATA EM PROL DA EMPRESA E DOS NOSSOS DIREITOS QUE ESTÃO SENDO CERCEADOS...

LOCAL DA CONCENTRAÇÃO: GINÁSIO DE ESPORTES (CAICÃO)
DATA E HORÁRIO: SEGUNDA FEIRA - 01/07/2013 ÀS 19:00 HORAS.


VISTA A SUA CAMISA, TRAGA A SUA FAIXA OU CARTAZ E JUNTOS IREMOS APOIAR A TELEXFREE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO POESIA NESTE SÁBADO



06:00 às 07:00 Horas = ENCONTRO DE FÉ
07:00 às 08:00 Horas = GOSPEL BRASIL
08:00 às 10:00 Horas = AS MAIS TOCADAS DA SEMANA
10:00 às 14:00 Horas = BREGA NA POESIA
14:00 às 16:00 Horas = SAMBA, SUOR & PAGODE
16:00 às 18:00 Horas = WEB FORROZÃO
18:00 às 19:00 Horas = VIVENDO EM ESPÍRITO
19:00 às 22:00 Horas = FALANDO DE AMOR
22:00 às 00:00 Horas = AS MAIS TOCADAS DA SEMANA
00:00 às 05:00 Horas = POESIA NA MADRUGADA

A Melhor Web Rádio da Região.

ACESSE:

WEB RÁDIO POESIA

Não Basta Ser Só Música, Tem Que Ser Poesia

sexta-feira, 28 de junho de 2013

HOJE À NOITE HOUVE O LANÇAMENTO DA REVISTA DO IHGRN E CONCERTO DA OSRN


Hoje, 28, o Teatro Alberto Maranhão será palco de grandes acontecimentos para a cultura potiguar. A partir das 19h foi lançado, no pátio interno do teatro, o novo numero da revista “Casa da Memória”, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.


Em seguida, às 20h, o TAM recebe o IV concerto da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, que acontecerá sob regência de Linus Lerner e participação especial da Cia. de Dança do TAM. 

Entrada gratuita.

COMBINAÇÃO DE REMÉDIOS É MELHOR DO QUE ASPIRINA SOZINHA PARA EVITAR AVC


 É comum que pessoas que já sofreram algum acidente vascular cerebral (AVC) sejam tratadas com aspirina para evitar coágulos no sangue e, assim, diminuir o risco de um segundo derrame. Um teste clínico realizado na China, porém, demonstrou que combinar a droga com outro medicamento usado para evitar coágulos é melhor do que a aspirina sozinha para reduzir o risco de AVC.
Segundo a pesquisa, publicada nesta quarta-feira na revista The New England Journal of Medicine, a terapia combinada reduziu em um terço o risco de derrame em pacientes que já haviam sofrido um em comparação com o tratamento baseado na aspirina.

As conclusões fazem parte da terceira fase do teste clínico chinês em torno da terapia combinada para a prevenção do AVC. A pesquisa foi denominada de CHANCE (sigla que significa Clopidogrel em Pacientes com Alto Risco de Eventos Vasculares Cerebrais Agudos Não Incapacitantes). Um teste similar a esse está sendo realizado nos Estados Unidos. Caso os resultados sejam confirmados, os especialistas acreditam que a combinação do medicamento clopidogrel (Plavix) com a aspirina pode mudar o padrão de cuidado a pacientes com um alto risco de sofrer um segundo derrame.

O trabalho chinês foi feito com 5.170 pacientes que sofreram um AVC. Até 24 horas depois de o evento cardiovascular ter ocorrido, essas pessoas passaram a ser tratadas com aspirina ou então com a combinação de aspirina e clopidogrel. De acordo com os resultados, 11,7% daquelas que fizeram uso somente de aspirina sofreram um AVC nos três meses seguintes ao início do tratamento. Essa prevalência foi de 8,2% entre o grupo submetido à terapia combinada.

"Os resultados foram surpreendentes", diz Claiborne Johnston, professor de Neurologia da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e um dos autores do estudo. Johnston também coordena a pesquisa que está sendo feita nos Estados Unidos sobre o assunto. “Devemos ter a confirmação ou não dessas conclusões dentro de alguns anos”, afirma.

03) Teste de vacina contra diabetes tipo 1 é bem-sucedido
Uma equipe de pesquisadores parece ter conseguido desenvolver uma vacina capaz de domar o sistema imunológico de uma pessoa de forma a evitar que ele passe a atacar e destruir as células que produzem insulina – quadro que caracteriza o diabetes tipo 1. Ainda em testes iniciais, a vacina, caso prove ser eficaz e segura em estudos futuros, poderá ser a solução para retardar ou até mesmo evitar a doença. As descobertas foram publicadas nesta quarta-feira no periódico Science Translational Medicine.

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, que ocorre quando o sistema imunológico do paciente passa a atacar o próprio organismo. No caso dessa condição, o sistema de defesa reconhece como inimigo e ataca células que produzem a insulina, hormônio que ajuda a glicose a sair da corrente sanguínea e entrar nas células, controlando a taxa de açúcar no sangue. Pessoas com essa doença precisam controlar seus níveis de glicose várias vezes ao dia, além de repor a insulina no organismo.

A busca por uma vacina que consiga controlar o sistema imunológico e evitar que ele ataque essas células não é algo recente. Segundo esse novo artigo, cientistas estudam uma forma de tornar isso possível há mais de 40 anos. Na maioria das tentativas, o que ocorreu foi que a terapia atacou todo o sistema de defesa do indivíduo, fragilizando a saúde do paciente e o tornando mais propenso a outras doenças, como o câncer, por exemplo.

AÇÃO ESPECÍFICA — A nova pesquisa foi feita por especialistas de instituições como a Universidade Leiden, na Holanda, e a Universidade Stanford, Estados Unidos. Segundo os autores, a vacina desenvolvida por eles é feita a partir de um pedaço de DNA geneticamente modificado para conter a resposta imunológica à insulina. A vacina foi criada para destruir apenas as células do sistema imunológico que são prejudiciais, deixando o restante do sistema de defesa intacto.

SEGURA E EFICAZ — O teste da vacina envolveu 80 pessoas maiores do que 18 anos com diabetes tipo 1 que faziam tratamento com injeções de insulina. Parte delas recebeu doses dessa vacina e o restante, de placebo. Após 12 semanas recebendo uma dose de vacina ou placebo semanalmente, os pacientes do grupo da vacina ativa apresentaram sinais de que seu corpo estava preservando algumas das células produtoras de insulina no pâncreas sem efeitos adversos. Além disso, a nova vacina diminuiu o número de células do sistema de defesa responsáveis por matar as produtoras de insulina.


Lawrence Steinman, um dos autores do estudo, admite que a vacina está longe de ser comercializada, mas acredita que esses resultados são suficientes para que um estudo maior em torno do tratamento seja realizado futuramente. A ideia é que a vacina seja testada em 200 pessoas com diabetes tipo 1 para avaliar se ela pode parar a progressão da doença em pacientes jovens antes mesmo de a condição ter causado um dano maior à saúde. 

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO É ELEITO 'IMORTAL' DA ABL

O ex-presidente da República e sociólogo Fernando Henrique Cardoso foi eleito nesta quinta-feira, com 34 votos (de 39), para ocupar uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele havia oficializado sua candidatura a "imortal" em março deste ano, dias depois da morte do jornalista e escritor paulista João de Scantimburgo, que ocupava a cadeira de número 36, agora de FHC. Ele assumirá o posto dentro de 60 dias.
Disputaram a cadeira com Fernando Henrique Cardoso, Felisbelo da Silva, J.R. Guedes de Oliveira, Gildasio Santos Bezerra, Jeff Thomas, Carlos Magno de Melo, Eloi Ghio, Diego Mendes Souza, Alvaro Corrêa de Oliveira, José William Vavruk e Arlindo Vicentine. A última imortal eleita foi Rosiska Darcy de Oliveira.
BIOGRAFIA -- Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio de Janeiro no dia 18 de junho de 1931, em uma família tradicional de militares. Mudou-se para São Paulo aos 8 anos e graduou-se em sociologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), completando seus estudos de pós-graduação na Universidade de Paris.
Após o golpe militar de 1964, Fernando Henrique se exilou no Chile e voltou para a França, onde acompanhou de perto o movimento de Maio de 1968. Voltou ao Brasil naquele mesmo ano, quando se tornou professor de ciências políticas na USP, onde teve uma frutífera carreira acadêmica e é hoje professor emérito -- ele também lecionou nas Universidades de Paris, Stanford, Berkeley e Brown, entre outras.
FHC é também autor ou coautor de 23 livros e de mais de cem artigos acadêmicos. Seu livro Dependência e Desenvolvimento, publicado originalmente em espanhol em 1969, em coautoria com Enzo Falletto, é um marco nos estudos sobre a teoria do desenvolvimento, com dezenas de edições em 16 idiomas. Seus livros mais recentes são O Presidente Segundo o Sociólogo (1998), A Arte da Política (2006), The Accidental President of Brazil (2006), Cartas a um Jovem Político (2006) e A Soma e o Resto: Um Olhar Sobre a Vida aos 80 Anos (2011). Seu último livro é Pensadores que Inventaram o Brasil.
Popularmente conhecido como FHC, ele começou sua carreira política em 1978, quando foi eleito suplente de Franco Montoro para o Senado pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Antes de chegar à presidência, cargo que ocupou por dois mandatos (de 1995 a 2002), FHC foi Senador (de 1983 a 1992), Ministro das Relações Exteriores (1992) e Ministro da Fazenda (entre 1993 e 1994).

FHC se casou com a antropóloga Ruth Cardoso em 1952, com quem teve três filhos (Paulo Henrique, Luciana e Beatriz). Ruth morreu em 2008, em decorrência de problemas cardíacos.

GOVERNO DO ESTADO PAGA PRIMEIRA PARCELA DO 13º NO DIA 29 DE JUNHO


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da secretaria de Planejamento e Finanças, informa que todos os servidores estaduais terão a primeira parcela (40%) do 13º salário creditada em suas contas no próximo sábado, dia 29 de junho. Já os vencimentos relativos ao mês de junho estão sendo pagos hoje, dia 28.

A folha de pagamento do mês de junho, que consta de 101 mil 278 servidores, entre ativos, inativos e pensionistas, ultrapassa o valor de R$ 272 milhões, que somados aos R$ 121 milhões da parcela de 40% do 13º salário, representam um montante total de R$393,5 milhões injetados na economia do Rio Grande do Norte.

AUMENTA O CONSUMO DE COCAÍNA NO BRASIL, DIZ ONU


A prevalência estimada do uso da substância entre a população
é de 1,75% atualmente, contra 0,7% de 2005

Um relatório divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) nesta quarta-feira mostra que o consumo de cocaína no Brasil aumentou. De acordo com o documento, a prevalência estimada do uso da substância entre a população é de 1,75% atualmente, contra 0,7% em 2005. O dado atual é uma estimativa feita pela UNODC, devido a falta de dados oficiais brasileiros. O relatório menciona também um estudo realizado em 2010, em 27 capitais brasileiras, que mostra que, entre estudantes universitários, o consumo da droga é maior, chegando a 3%. Segundo O UNODC, em 2011, mais da metade da cocaína apreendida no Brasil tinha origem na Bolívia (54%), seguida pelo Peru (38%) e Colômbia (7,5%).

NOVAS DROGAS – A ONU demonstrou grande preocupação com o aumento de quase 50% das novas substâncias psicoativas em dois anos e meio. As drogas desse tipo atuam no sistema nervoso central e entre elas estão a ketamina (cujo uso aprovado é como analgésico) e substâncias feitas a partir de plantas, seguidas de piperazinas (usadas muitas vezes para simular os efeitos do ecstasy), catinonas sintéticas (conhecida como khat nos EUA, que induz a euforia e tem sua venda controlada ou mesmo proibida em vários países), feniletilaminas (que liberam dopamina no cérebro) e, em menor extensão, os canabinóides sintéticos (drogas que emulam os efeitos da maconha).

Entre o final de 2009 e meados de 2012, a variedade de substâncias desse tipo passou de 166 para 251, um aumento de mais de 50%. Entre os jovens de 18 a 24 anos da União Europeia, 5% já consumiram essas substâncias. Além disso, mais de 60% dos países mencionados no relatório de 2012 do UNODC indicaram que sedativos e tranquilizantes — usados de modo desvirtuado — estão entre os três tipos de substâncias mais consumidas. Nos Estados Unidos, as substâncias psicoativas são as drogas mais consumidas entre os estudantes, estando presentes também na Ásia e na África.

MACONHA – Em todo o mundo, a maconha continua sendo a droga ilegal mais consumida, com 180 milhões de usuários, segundo as estimativas mais recentes do UNODC. Em 2011, o número de mortes associadas às drogas foi estimado em 211.000.


 (Com agências France-Presse e Reuters) 

EM FORTALEZA, PLACAS EM INGLÊS TROPEÇAM NA REDUNDÂNCIA



Ainda nos preparativos para a Copa das Confederações, os erros nas sinalizações bilíngues se tornaram uma constante. 

Quem circula atualmente pelas principais avenidas de Fortaleza não se depara com um erro tão grave como o da Arena Fonte Nova – que há alguns meses indicava, em inglês, a saída do estádio como se fosse a entrada –, mas com placas, no mínimo, redundantes. 

As dezenas de sinalizações que indicam os caminhos para as praias do Futuro e de Iracema foram traduzidas como: “Praia de Iracema Beach” e “Praia do Futuro Beach” em vez de apenas “Iracema Beach” e “Futuro Beach”. A pedido da Fifa, a cidade já teve que tampar com adesivos 69 placas que indicavam as "fan fests", celebrações oficiais que acontecem apenas na Copa do Mundo e prometem ser o segundo melhor local para se ver uma partida da competição. 

LUÍS ROBERTO BARROSO É EMPOSSADO COMO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL


Em sessão solene realizada no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira 26, tomou posse como novo ministro da Corte o advogado Luís Roberto Barroso. Ele assume a cadeira deixada pelo ministro Ayres Britto, que se aposentou em novembro do ano passado.

Na cerimônia de posse, Barroso foi conduzido ao Plenário pelos ministros Teori Zavascki e Celso de Mello, o mais novo e o mais antigo membro da Corte, como ocorre tradicionalmente. Após a execução do Hino Nacional pela cantora Ellen Oléria, o ministro prestou o compromisso de posse e foi declarado empossado pelo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.


Participaram da solenidade os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Alves, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o senador José Sarney, ministros aposentados do STF, presidentes de tribunais, entre outras autoridades, além de familiares e amigos do novo ministro. 

RECEITA DOS MUNICÍPIOS VOLTA A CAIR 19,54% E PREOCUPA PREFEITOS


Durante os últimos três anos as prefeituras municipais de todo Brasil vêm registrando diminuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prejudicando significativamente os serviços mais essenciais à população, preocupando cada vez mais prefeitos e prefeitas que não se cansam de voltarem a Brasília em busca de socorro.

Segundo levantamento da União Brasileira de Municípios (UBAM), o governo já subtraiu mais de R$ 3 bilhões da fatia do bolo tributário, recursos esses que deveriam ser destinados aos pequenos entes da federação. Desde a gestão de Lula, o governo da União vem renunciando impostos, através da desoneração do IPI e IR, sem mexer nas contribuições, o que causou um rombo significativo e irreparável no FPM, já que seus principais ingredientes do Fundo são esses tributos desonerados todo ano.

Para o presidente da UBAM, Leo Santana, que é especialista em Gestão Pública, durante 10 anos o governo desconsiderou a importância dos Municípios e não vem dando voz aos gestores, que são obrigados a fazer verdadeira mágica para equacionar os graves problemas financeiros enfrentados pelas prefeituras. Ainda por cima, são perseguidos por não conseguirem cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita gastos com pessoal, tendo por base a receita líquida.
”Nunca, desde a promulgação da Constituição de 1988, os Municípios estiveram tão fragilizados e desprestigiados, sem uma atenção adequada da União que, de forma insensata, lança programas que só beneficiam a si própria, as indústrias automobilísticas e prejudica os Municípios, cuja responsabilidade se multiplica a cada ano.”


Segundo o dirigente municipalista, todo repasse do FPM pode significar uma surpresa para os prefeitos, impedindo os mesmos de planejarem pagamentos e manter serviços de extrema importância para a população. ”Pra se ter uma idéia da situação, só neste segundo repasse do FPM do mês de junho os Municípios perderam 19,54%, se comparado ao repasse de um ano atrás. E o governo da União não considera a inflação, o aumento do salário mínimo, o piso do magistério e o custo total da máquina pública. Ou seja, o governo joga todo mês uma bomba nas mãos dos prefeitos.” No último dia 20, o governo repassou R$ 894.869.799,95 para as contas das prefeituras, já descontando a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Sem essa retenção, o montante seria é de R$ 1.118.587.249,94. Segundo a UBAM, esse repasse foi 17,22% menor do que o previsto pela Receita Federal. E, se comparado ao segundo decêndio de junho de 2012, o valor apresentou uma queda de quase 19,54%. 

PREFEITURA ASSINA CONTRATO PARA REFORMA DO MERCADO PÚBLICO DE GUAMARÉ.

A Prefeitura Municipal de Guamaré assinou contrato com a empresa J.E. CONSTRUÇÕES LTDA – EPP, especializada no ramo pertinente para realizar os serviços de reforma na área externa do Mercado Público da sede do município.
FUNDAMENTO LEGAL:
A fundamentação legal foi através da  Lei nº 8.666/93; processo: tomada de preços nº 008/2013.
Com o prazo de execução de 120 (cento e vinte) dias, a  obra e instalações terá o valor- valor global de R$ 118.671,95.
A contratação já está disponível no Diário Oficial, clique aqui:

(***) FONTE: Blog Guamaré em Dia

quinta-feira, 27 de junho de 2013

NA ALEAC, SUSPENSÃO DE CONTAS DA TELEXFREE VIRA TEMA DE DEBATES


Os deputados Astério Moreira (PEN), Edvaldo Souza (PSDC), José Luís Tchê (PDT) e Manoel Moraes (PSB) se manifestaram em relação à Telexfree que teve, por meio de liminar expedida pela juíza Thaís Queiroz Borges Abou Khalil, as contas bloqueadas em todo país. Os parlamentares disseram que não receberam nenhuma denúncia, por parte de usuários, de que teriam sido lesados pela empresa.
“Eu conheço dezenas de pessoas que estão na Telexfree e não acredito que isso seja um negócio ilícito. Ainda não estou convencido que isso é uma atividade ilegal. Até hoje não se confirmou que isso é uma pirâmide”, disse Astério Moreira.

Astério Moreira deixou claro que não faz parte de divulgadores da empresa. Ele chegou a citar o número de seu CPF na tribuna da Casa para qualquer dúvida que possa existir quanto à participação do parlamentar.

O discurso de Astério teve um aparte do deputado Edvaldo Souza (PSDC) que confirmou as palavras do colega, que também  é jornalista, ao afirmar que nunca recebeu em seu programa, Gazeta Alerta, pessoas denunciando qualquer irregularidade da Telexfree ou mesmo dizendo que haviam sido lesadas.
“Na minha modesta opinião: deixem o povo ganhar seu dinheirinho. O povo não quer depender só de Bolsa Família. Nunca recebi uma denúncia de que tenham sidos lesados. Aqui temos que manter a coerência. São 70 mil acreanos. Deixem o povo ganhar dinheiro”, pontuou o parlamentar.

Continuando seu discurso, Astério Moreira disse estar preo-cupado com a situação e propôs que a Justiça obrigue a empresa a devolver os investimentos aos seus divulgadores. Ele frisou a legalidade do negócio, pois a Receita Federal já retira parte daquilo que é destinado ao Imposto de Renda.
“Não sou economista, posso estar errado 100%, mas estou falando de uma questão empírica, ou seja, prática”, disse Astério Moreira.
Luís Tchê (PDT) demonstrou preocupação com os investidores e salientou que faltou uma ação preventiva para evitar que o problema chegasse a esse ponto. “O que consta é que faltou uma ação preventiva. Imagine o desespero dessas pessoas?”, finaliza.

Outro que também manifestou seu posicionamento foi o deputado Manoel Moraes (PSB). Ele ratificou que quem aderiu a Telexfree já tinha conhecimento que era um negócio de risco. Citou exemplo da bolsa de valores e disse não entender a ação do Ministério Público. “Não entendo porque o Ministério Público entrou em uma questão que é privada. Isso é um investimento de risco”.


(***) FONTE: Gazeta do Acre

ATENÇÃO FAMÍLIA TELEXFREE PARA O COMUNICADO OFICIAL DE CARLOS COSTA


PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO POESIA NESTA QUINTA FEIRA


05:00 às 07:00 Horas = SAUDADES DO MEU SERTÃO
07:00 às 08:00 Horas = CRISTO TE CHAMA
08:00 às 12:00 Horas = MANHÃ DE POESIA
12:00 às 13:00 Horas = ALMOÇANDO COM MÚSICA
13:00 às 16:00 Horas = X-SALADA
16:00 às 18:00 Horas = POESIA NO PÉ DE SERRA
18:00 às 19:00 Horas = ÂNGELUS / ENCONTRO DE FÉ
19:00 às 20:00 Horas = HORA DO BRASIL
20:00 às 23:00 Horas = CLUBE DA PAQUERA
23:00 às 02:00 Horas = CLUBE DA MPB
02:00 às 05:00 Horas = EXPRESSO DO PASSADO

A Melhor Web Rádio da Região.

ACESSE:
WEB RÁDIO POESIA
Não Basta Ser Só Música, Tem Que Ser Poesia

1º ARRAIÁ DAS ESCOLAS JUNTAS E MISTURADAS EM GUAMARÉ - RN


TENTATIVA DE FRAUDE É REGISTRADA A CADA 15,6 SEGUNDOS NO BRASIL, DIZ SERASA


No Brasil, a cada 15,6 segundos um consumidor é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, quando dados pessoais são usados indevidamente para obter crédito que não será pago ou fazer negócio sob falsidade ideológica.

Foram 837.641 tentativas de crimes como este nos cinco primeiros meses do ano, segundo a Serasa Experian. O número representa uma alta de 2,3% em relação aos 818.629 casos registrados em igual período de 2012.

O setor telefonia foi o que registrou o maior número de tentativa de fraude entre janeiro e maio, com 330.920 casos –40% do total.

O segundo setor com o maior número de tentativas de fraude foi o de serviços –que compreende seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em geral, como pacotes turísticos, salões de beleza etc.–, com 268.628 casos, ou 32% do total.

Já o segmento de bancos registrou 159.129 tentativas de fraude nos cinco primeiros meses do ano, representando 19% do total apurado, enquanto o varejo teve 65.643 casos, 8% do total. O restante ficou pulverizado nos demais setores da economia.

CUIDADOS

Especialistas da Serasa apontam que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados.

No entanto, alertam para o fato de ser comum que as pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites.

A estratégia mais utilizada pelos golpistas, segundo a Serasa, é comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos em nome de outras pessoas.

A recomendação dos especialistas é que a pessoa não forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas, além de nunca confirmar informações pessoais ou número de documentos pelo por telefone, tomando cuidado com promoções ou pesquisas.

Ao participar de sorteios ou promoções de lojas, é recomendável que o consumidor nunca forneça seus dados pessoais em cupons e não faça cadastros em sites que não sejam de confiança.

Ainda na internet, é preciso ter cuidado com sites que anunciam oferta de emprego ou promoções e, principalmente, nunca fornecer dados pessoais nas redes sociais.

Fonte: Folha de SP

quarta-feira, 26 de junho de 2013

ENEM DEVE SE TORNAR OBRIGATÓRIO PARA O ENSINO MÉDIO


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou, no dia 18 de junho, o projeto de lei (PLS 696/2011) que torna obrigatório o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os concluintes dessa etapa da educação básica. O projeto estabelece que o exame se torne obrigatório de forma progressiva.

A justificativa apresentada no próprio projeto é que o Enem, “por suas qualidades pedagógicas e por constituir uma política de Estado, merece ser valorizado como instrumento de avaliação do ensino, de indução de mudanças curriculares e de seleção de candidatos aos cursos de educação superior. Assim, participar do exame deve constituir um percurso necessário dos alunos, ao se tornar um componente curricular obrigatório do ensino médio”.

O projeto foi proposto pelo senador Anibal Diniz (PT-AC). Agora deverá voltar à pauta da próxima reunião, para votação em turno suplementar, exigência regimental para substitutivos aprovados em caráter terminativo. Se confirmado, poderá então seguir diretamente para análise da Câmara, sem passar pelo Plenário.

Em 2013, o Enem recebeu número recorde de inscrições: 7.173.574. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, atualmente o Enem já está próximo à universalização. Quase 90% dos estudantes concluintes do ensino médio se inscreveram. A previsão de concluintes em 2013 é 1,8 milhão de alunos. Desses, 1,6 milhão se inscreveram para o exame.


O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim do ano em que é aplicado, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

SEMANA DO AUDIOVISUAL - SEDA


 Promover a fruição cultural, circulação de agentes produtivos e obras, além do intercâmbio de saberes, é um dos principais objetivos da Semana do Audiovisual, que se configura enquanto um Campus em potencial da Universidade Livre Fora do Eixo, que surge a partir da necessidade de organização, sistematização e difusão do conhecimento produzido pelo Circuito Fora do Eixo, além da busca da conexão com grupos, parceiros e entidades, para a construção e a democratização de tecnologias sociais, conhecimentos teóricos e práticos mais sustentáveis ligados ao tema da cultura. Busca também estimular o debate e a geração de propostas para novas metodologias de formação, a partir da premissa de livre acesso ao conhecimento.

Na segunda edição da SEDA Natal, o quadro de oficinas foi formatado de maneira que o interessado possa participar de mais de uma oficina, pois elas não coincidem. Serão cinco oficinas, ministradas por agentes locais, parceiros que dialogam com o projeto, com o FDE Natal e que vem atuando no campo audiovisual e cultural com empenho aqui na cidade.

Para realizar sua inscrição acesse o link: http://sedanatal2013.blogspot.com.br/p/seda-2012.html  — com Rodrigo Sena Sena, Keila Sena, EmCena Daniel Rizzi Escoladeatores, Carito Cavalcanti e Mudernage Combo.

COMO LIMPAR AS TELAS DAS TVS?


A TV é, sem dúvida, um dos aparelhos mais utilizados nos lares brasileiros. Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabe é como limpar adequadamente a tela do televisor. Por esse motivo, o TechTudo preparou uma matéria especial para você tirar todas as suas dúvidas sobre limpeza de telas de TV. Acompanhe!

Seja no quarto, na sala ou até na cozinha, as TVs ficam sujas devido à poeira, gordura e manchas de dedos. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados ao realizar a limpeza da tela da sua TV. O primeiro item que você vai precisar é um pano macio ou flanela.

É altamente recomendado que tal pano não solte fiapos. Por esse motivo, escolha um lenço, flanela ou pano de microfibra específico para esta finalidade. Nunca utilize toalhas de cozinha, toalha de papel ou tecidos. Esses materiais podem riscar a tela da TV de forma irreparável, além de não limpar de maneira adequada.

Antes de começar a limpeza, desligue o aparelho e desconecte o cabo de força da energia elétrica. Com o aparelho desligado fica mais fácil visualizar a sujeira, além de evitar qualquer tipo de choque elétrico. Além disso, é importante verificar o manual que acompanha o produto para evitar qualquer operação inadequada.

Para começar, umedeça o pano com um pouco de água, preferencialmente, destilada (que podem ser encontrada em lojas especializadas e revendas de material para autoclaves). Lembre, apenas água. Nunca jogue ou borrife líquidos diretamente no aparelho. Comece a passar o pano na tela de forma sutil, sempre com movimentos circulares. É importante não realizar muita pressão sobre a tela para evitar qualquer tipo de dano. Tenha certeza de ter passado o pano por toda a tela, inclusive nos cantos. Ao terminar, espere que a tela esteja completamente seca para poder ligar a TV. Pronto, sua tela está limpa!

Aí você pensa: “Mas ainda estou vendo sujeira e manchas na tela da TV!”. Sim, é possível que isso aconteça. Caso o método simples com pano e água não resolva, é necessário utilizar outros meios para completar a limpeza.
Neste caso, você pode optar por utilizar kits de limpeza específicos para telas. 

Normalmente, esses produtos acompanham um líquido e um pano. Você pode encontrar esses kits em lojas especializadas em eletrônicos ou informática. O preço médio é de R$ 20. Entretanto, sempre verifique na embalagem do produto os tipos de tela para o qual ele é indicado.


Essas são algumas dicas comuns que você pode seguir para limpar a tela da sua TV. Lembramos que o TechTudo não se responsabiliza por qualquer tipo de falha em seu equipamento após a execução dessas dicas. Por esse motivo, aconselha-se que você verifique o manual do seu aparelho para ter maiores detalhes sobre produtos que podem ser utilizados na limpeza.

CÂMARA DESTINA 75% DOS ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO E 25% PARA SAÚDE

Acordo alterou proposta do governo, que previa 100% para educação.
Projeto aprovado por deputados será agora apreciado pelo Senado.

Os deputados federais aprovaram na madrugada desta quarta-feira (26) o projeto de lei que destina à educação básica pública recursos obtidos por União, estados e municípios com os royalties do petróleo e do gás natural e também com as participações especiais na extração petrolífera. O texto do projeto segue agora para apreciação do Senado.

Um acordo construído entre a base aliada e a oposição alterou a proposta original do governo, que previa o repasse integral (100%) desses recursos para a área educacional. No encontro de segunda (24) com governadores e prefeitos, em que anunciou cinco pactos nacionais (um deles pela educação), a presidente Dilma Rousseff disse que confiava na aprovação pelos parlamentares dos 100% para a educação.

O texto substitutivo apresentado pelo relator da proposta, deputado André Figueiredo (PDT-CE), obriga as três esferas públicas a aplicarem 75% dos royalties na educação e 25% na saúde.

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), advertiu os colegas de Legislativo que não há compromisso do Palácio do Planalto de sancionar as modificações promovidas de última hora no projeto.

O texto de André Figueiredo alterou parte das regras propostas pelo Executivo com relação ao início dos repasses.

Parlamentares oposicionistas e até mesmo da base aliada reclamaram em plenário que, de acordo com o texto do governo, os primeiros recursos dos royalties na educação começariam a ser aplicados somente daqui a dez anos. A proposta do governo era usar as receitas decorrentes dos contratos assinados a partir de 3 de dezembro de 2012.

O relator do projeto, no entanto, modificou essa previsão, obrigando o repasse do dinheiro obtido com os pagamentos dos royalties da exploração petrolífera de parte dos contratos em vigor nos campos ainda não explorados comercialmente.

Ou seja, se a comercialidade do poço petrolífero foi declarada depois de 3 de dezembro do ano passado, os royalties gerados por essas estruturas já serão aplicados na educação e na saúde.
Fundo Social

Além das receitas dos royalties, o substitutivo do parlamentar do PDT garantiu que 50% dos recursos recebidos pelo Fundo Social – uma espécie de poupança formada por recursos que a União recebe na produção do petróleo da camada pré-sal – serão destinados para educação e saúde, respeitando-se a divisão proporcional determinada para as duas áreas (75% e 25%).


Na proposta original do governo, apenas seriam aplicados em educação somente metade dos rendimentos do Fundo Social.

COM 2 JOGOS DIFERENTES, APOSTADOR DE BRASÍLIA LEVA R$ 13 MILHÕES NA QUINA


Em pelo menos uma aposta, ele marcou sete números, segundo a Caixa.
Mais 13 apostas acertaram as 5 dezenas; prêmio total foi de R$ 97 milhões.

Um mesmo apostador do Distrito Federal levou duas vezes o prêmio da Quina de São João, nesta segunda-feira (24). Ele marcou os cinco números sorteados em dois jogos diferentes e recebeu R$ 13 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal. Os dois jogos foram feitos em um intervalo de 15 minutos, em uma casa lotérica de Taguatinga Sul. O apostador retirou o dinheiro na tarde desta terça-feira (25).

Outras 13 apostas foram feitas com as dezenas sorteadas em todo o país. Cada ganhador tem direito a receber R$ 6,5 milhões, de um total de R$ 97, 5 milhões, de acordo com a Caixa. Os números sorteados foram 05, 17, 55, 63 e 67.

Na segunda faixa de premiação, 2.337 apostadores acertaram quatro dezenas e têm direito a R$ 4.398,48 cada. Outros 130.118 apostadores acertaram três dezenas e devem receber R$ 112,85 cada. As apostas começaram no dia 24 de maio e o total arrecadado foi de mais de R$ 133,4 milhões.

Segundo o gerente nacional de loterias da Caixa, Edilson Carrogi, em pelo menos um dos jogos com as dezenas sorteadas, o ganhador de Brasília marcou sete números. A Quina permite que os apostadores possam marcar cinco, seis ou sete dezenas. O jogo unitário com cinco dezenas custa R$ 0,75; com seis números, custa R$ 3; com sete números, custa R$ 7,50.

“No primeiro momento a gente identificou que foram duas apostas vencedoras no Distrito Federal. Depois, a gente teve como apurar que o ganhador foi a mesma pessoa. Não foi a mesma aposta. Ele pode ter uma base de apostas e haver números repetidos entre os grupos de mais de cinco números”, disse Carrogi.

Segundo o gerente da Caixa, as apostas vencedoras não faziam parte de bolões. Ele disse que já aconteceram outros casos de uma mesma pessoa ganhar duas vezes o mesmo concurso.

Além de uma mesma base de números em apostas diferentes (excedendo o número de dezenas sorteadas), Carrogi diz que há casais que têm o costume de jogarem os mesmo números e acabam fazendo a mesma aposta por não saber que o outro fez o jogo. Também há casos em que o apostador prefere jogar duas vezes os mesmo números pensando em duas cotas de prêmios.

AUMENTO DE 30%
A gerente da casa lotérica Marangon, onde o ganhador fez as apostas, Maria de Lourdes Pereira de Souza, disse que inicialmente a Caixa ligou dizendo que uma aposta vencedora havia sido feita na agência. “Depois eles ligaram de novo e falaram que foram duas apostas. Eu fiquei numa felicidade muito grande. O maior prêmio que tinha saído aqui foi de R$ 97 mil, na Quina.”


Segundo Maria de Lourdes, uma faixa vai divulgar a partir desta quarta (26) que os dois jogos premiados da Quina de São João no DF foram feitos na agência. Ela afirmou que espera um aumento de 30% no movimento da lotérica para as apostas deste fim de semana, especialmente porque a Megasena está acumulada em R$ 30 milhões.