quarta-feira, 5 de junho de 2013

QUASE 630 MORTOS EM APENAS CINCO MESES NO RN


De janeiro a maio, foram registrados cerca de 630 homicídios em todo o Rio Grande do Norte, conforme dados do Conselho Estadual de Direitos Humanos. O número representa 66,18% do total de mortes violentas ocorridas no ano passado, quando 952 pessoas foram assassinadas no Estado. E os números reais podem ser ainda maiores, já que a estatística é baseada apenas na contagem diária apresentada pelo Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) em sua página na internet.

Para Marcos Dionísio, diretor do Conselho, os números são muito elevados se compararmos com o estado de São Paulo, por exemplo, que possui uma população estimada em 11,3 milhões de pessoas e que, até o final do mês de abril, tinha registrado 400 homicídios.

Marcos Dionísio chamou a atenção também para os crimes relacionados a assaltos, arrombamentos, invasões a residências e estabelecimentos comerciais e o furto e roubo de veículos. Para ele, o alto índice desses tipos de ocorrências está transformando a rotina das pessoas e modificando a qualidade de vida de todos, já que a população foi obrigada a alterar seu comportamento, para evitar ser vítima dos criminosos.


Marcos acredita que, para reverter esse quadro negativo, é preciso investir em Segurança Pública e também estimular uma maior integração entre as polícias Militar, Civil e o Ministério Público e o Judiciário, para que eles possam atuar de forma mais contundente e fortalecida contra a criminalidade.

Nenhum comentário: