quinta-feira, 1 de maio de 2014

VOCÊ GOSTARIA DE SER FAMOSO?


Essa pergunta me foi feita na última terça feira em uma palestra sobre arte, realizada na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório... Uma pergunta inteligente que nos leva a uma reflexão.

O que é FAMA?
Para mim a fama é apenas um apelido que deram ao vazio da alma. Pois, a fama, assim como o PODER pode até proporcionar algum prazer. Mas, isso é um prazer passageiro, são sentimentos efêmeros que no momento em que você os perde, ficará assim o vazio em sua alma.

Perguntaram-me o porquê, e eu continuei...
A fama, igualmente como o poder tem o força negativa de afastar de você as pessoas que te amam de verdade, afastam de você os teus verdadeiros amigos, pois as pessoas que passam a te cercar são apenas pessoas com interesses próprios, que chegam a tecer uma rede de intrigas tão forte, que aos poucos o "Famoso ou Poderoso" vai se encontrar sozinho em um círculo vicioso formado por aproveitadores e puxa-sacos...

As pessoas com as quais o "Famoso" chegava a dividir até mesmo a sua própria comida, não está mais em seu círculo de amizade, o seu nome foi riscado de sua agenda. Então, eu finalizo dizendo que não tenho interesse na fama e nem tampouco em poder. Nada para mim é mais importante que a valorização da família, dos verdadeiros amigos, a valorização da minha liberdade de ir e vir, poder sentar em qualquer boteco e tomar a minha gelada jogando conversa fora com os meus companheiros... Isso sim, é o verdadeiro valor da vida.

Ser reconhecido pelo meu trabalho, talvez sim, mas ser famoso jamais... Isso não faz parte do que almejo para mim...

Gonzaga Filho


Nenhum comentário: