segunda-feira, 17 de junho de 2013

COMPOSITOR POTIGUAR CHICO ELION MORRE EM NATAL AOS 83 ANOS


O compositor Chico Elion morreu na noite desta quinta-feira (13) na Policlínica do Alecrim, em Natal, onde estava internado há 15 dias com problemas respiratórios. Chico Elion nasceu em Assú, região Central do Rio Grande do Norte, e completou 83 anos no último 16 de maio. 

Chico Elion é autor de centenas de composições gravadas, entre outros, por Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Trio Irakitan. Uma de suas músicas mais conhecidas é 'Ranchinho de Paia', gravada justamente por Luiz Gonzaga, de quem ele falou com carinho em entrevista concedida , em outubro do ano passado. “Aqui no RN ele foi ovacionado. Ele colocou a minha letra no ritmo popular, chamado for all, em inglês, e na nossa língua, para todos. Hoje, depois de Gonzaga, sofremos com a  pobreza musical", disse à época.

Trajetória

Em 1948 Chico Elion fez sua estréia como cantor na Rádio Nacional do Rio de Janeiro com a música "Lavadeira", de sua autoria e Capelinha. No mesmo ano formou dupla com Manoel Neves Cavalcante, de duração efêmera. Em 1951 fundou o Trio Acaiaca. No mesmo ano formou o Quarteto Marupiara, que teve pouco tempo de atuação.

Em 1950 teve sua primeira composição gravada, "Moinho d'água", por Aldair Soares na CBS. Em 1955 teve o samba "Se eu fracassar" gravado por Rinaldo Calheiros. Entre 1960 e 1971 apresentou em diferentes rádios o programa "Varieté transa bacana", no qual recebeu importantes nomes da música brasileira.

Em 1981 teve a música "Rancho de paia", registrada por Luiz Gonzaga no LP "A festa". Como compositor teve músicas gravadas entre outros por Trio Nordestino, Trio Irakitan e Trio Marayá. Em 1995 lançou de forma independente o CD "Chico Elion e vozes amigas", seu primeiro trabalho solo. Em 2010, foi homenageado e teve sua música "Lembranças de um solovox" gravada no CD "Gerações", de seu filho Kiko Chagas.


O disco consistiu em uma homagem, além dele, a outros dois compositores potiguares, os irmãos Manoel de Elias e Zé de Elias. No ano seguinte, foi novamente homenageado por seu filho, Kiko Chagas, no CD "Kiko Chagas canta Chico Elion". O disco trouxe apenas regravações de obras suas, sendo três delas em parceria com Kiko: “Meu brinquedo”, “A flor e o beija-flor” e “Bom brasileiro”.

Nenhum comentário: