sexta-feira, 7 de junho de 2013

DAN BROWN FALA SOBRE O LANÇAMENTO DO INFERNO


A vitrine inteira da livraria Mondadori, no bairro medieval de Santa Maria Novella, em Florença, exibe cópias de "Inferno". E nem é a livraria local preferida de Robert Langdon, o protagonista do novo romance de Dan Brown, que se passa em boa parte na cidade italiana.

Esta, a Paperback Exchange, colocou em seu site um trecho do romance em que é citada. Não é pouca coisa ser uma livraria querida por um personagem cujas três aventuras pregressas já venderam 150 milhões de exemplares.

Desde 2003, quando lançou seu maior best-seller, "O Código Da Vinci", o escritor norte-americano está acostumado a causar comoções. E continua alimentando-as.

A campanha em torno de "Inferno" incluiu a informação de que tradutores de vários países verteram a obra isolados num bunker, a fim de evitar vazamentos da trama.

"Hoje é meu momento, amanhã pode não ser", disse Brown à Folha, em Florença, onde passou dias atendendo à imprensa mundial, ao comentar a campanha de marketing do livro, que lidera listas internacionais há duas semanas, inclusive no Brasil.

Pouco antes, após cumprimentar seu editor brasileiro, Marcos Pereira, da Sextante, disse: "Estou cansado. Falta só uma semana [de entrevistas]".

O sexto romance de Brown --o quarto protagonizado pelo professor de simbologia Robert Langdon-- tem como inspiração "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, e discute a superpopulação no planeta. Leia, a seguir, trechos da entrevista.

FOLHA - Em "Inferno", o Sr. usa como base uma obra literária, "A Divina Comédia", de Dante. Como foi essa experiência?

Dan Brown - Já tinha escrito sobre artes plásticas, nunca sobre literatura. Foi empolgante. Dante dá margem a uma enorme gama de interpretações. Resolvi não interpretar a obra dele, mas deixar esse trabalho para o personagem Bertrand Zobrist, engenheiro genético fanático pela catástrofe da superpopulação. Para mim, tratava-se de juntar o velho mundo de Dante com o novo mundo da engenharia genética. Pensei num vilão que visse Dante não como história, mas como profecia, que olhasse para a descrição de horror pensando: "Isso vai acontecer". No segundo em que fiz essa conexão, eu tinha o livro.

É irônico que o personagem seja um vilão, já que o que o move é salvar o planeta, não?

O vilão mais interessante é aquele que faz a coisa errada pela razão certa. Alguém sobre quem você pensa: "Eu não espalharia um vírus intencionalmente para acabar a superpopulação, mas ele tem um ponto aqui". O leitor fica sem saber para onde ir.

Sua visão coincide com a dele?

Em 85 anos, a população do mundo triplicou. Nascem 250 mil pessoas a cada dia. Eu me preocupo. Sei que problemas como desmatamento, poluição, buraco na camada de ozônio e fome estão ligados à superpopulação. O que fazer a respeito é algo impossível de responder. Se tivesse a resposta, não estaria escrevendo romances.

A trama cita Dante: "Os lugares mais sombrios do inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral". O sr. não se mantém neutro no livro?

É uma observação interessante. Não sei se mantenho a neutralidade, mas está certo: esse não é um livro ativista. Não manter a neutralidade tem a ver com escrever sobre o problema. Você tem razão sobre o posicionamento narrativo, mas acho que não mantenho a neutralidade porque quem termina o livro pensa a respeito. Não digo o que temos de fazer porque não sei o que temos de fazer.

Por que tanta preocupação prévia com a trama, ao ponto de manter tradutores isolados para a história não vazar?

Depois do "Código Da Vinci", passei a ter acesso a lugares e a pessoas que antes eram inacessíveis, mas ficou difícil manter segredo sobre o que escrevo. Gosto de manter segredo. Quando entrevisto especialistas, faço perguntas sobre temas nada relacionados aos romances. No caso de "Inferno", jogava o nome de Dante como se tivesse acabado de me ocorrer. Para deixar a pessoa sem pistas, falava: "Quero saber de Maquiavel. Maquiavel é o que importa".

Seus livros costumam gerar reações agressivas, inclusive de sites que listam erros. Como lida com isso?

Não gasto energia. Alguns adoram e escrevem coisas boas, outros odeiam e fazem piadas. Temos um exército de checadores antes do lançamento para garantir que nada saia errado, mas pequenos erros passam, e as pessoas levam muito a sério.

"Inferno" saiu com forte campanha de marketing num tempo em que a autopublicação gera fenômenos no boca a boca. O sr. ainda precisa de marketing?

Hoje é meu momento, amanhã pode não ser. O marketing ajuda o livro a atingir uma massa crítica até gente o suficiente ler e começar a sugerir aos amigos. No fim, só vão vender os livros de que as pessoas gostarem. Nenhum marketing vai criar "Harry Potter". Escrevi três livros que ninguém leu antes de "O Código". E hoje eles são best-sellers no mundo todo. Não mudei uma vírgula e venderam milhões. Ninguém vai negar que o marketing foi importante para isso.

"O Símbolo Perdido" (2009) virou um caso notório de pirataria de e-books, com 100 mil downloads ilegais em poucos dias. Isso o incomoda?

A pirataria prejudica as editoras. Best-sellers dão dinheiro às editoras, que com isso podem lançar obras que não vendam tanto: um livro que represente uma voz importante, mas que não tenha potencial de venda. Alguns gostam do que faço, outros preferem ler outra coisa. Livros como "Inferno" ajudam as editoras a publicar outras coisas.

Suas tramas sempre trazem Langdon enfrentando, com uma mulher diferente, um desafio a ser resolvido em poucas horas. Podemos esperar algo diferente?

Escrevo com uma intenção específica: o importante é a história. Quero ser transparente, fazer a história fluir. Tento comprimir as histórias num curto período para garantir que nenhuma ponta esteja solta. E não há tensão maior que a sexual. Langdon encontra essas mulheres, eles gostam um do outro e não têm tempo para consumar suas relações. Você quer que eles fiquem juntos, mas isso não vai acontecer.

A resenhista da "New Yorker" levantou a suspeita de que Langdon seja gay.
Eu vi (risos). Mas acho que é só azar mesmo.


Fonte: UOL

Nenhum comentário: