No
cruzamento da Duque de Caxias com a Tavares de Lira
foram instalados aparelhos para testes
Por: Daísa Alves
Em: Tribuna do Norte
“Atenção,
reduza a velocidade! Fiscalização eletrônica”. A afirmativa comum aos
motoristas em trânsito será vista com maior frequência nas avenidas de Natal.
Isto porque a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), irá ampliar a
fiscalização eletrônica na cidade implantando mais 34 pontos de controle de
velocidade. Além disso, o período de operação do serviço também vai aumentar
para 24h.
Atualmente,
cinco avenidas possuem os radares e fotos sensores direcionados à fiscalização
de velocidade dos automotores. Estão equipadas as avenidas de Itapetinga,
Bernardo Vieira, Prudente de Morais, Airton Sena e a Ponte Newton Navarro. Ao todo
são 33 fotos sensores e 33 radares de velocidade espalhados nestas vias.
Com previsão
inicial, Walter Pedro, secretário adjunto da Semob, acredita que as avenidas
Bernardo Vieira, Prudente de Morais e a Ponte Newton Navarro terão a
fiscalização reforçada com novos pontos. As novas vias contempladas serão: a
Avenida Felizardo Firmino Moura (entre a Ponte de Igapó e a av. Bernardo
Vieira), trecho da Raimundo Chaves próximo a Prudente de Morais e novo viaduto
ao entorno da Arena das Dunas.
Uma equipe
de engenharia de transito da secretaria está avaliando estas avenidas para
definição exata dos pontos. Ao final
deste mês o secretário espera ter a conclusão do estudo para definições dos
locais de instalação, para então dar início ao serviço. No entanto, para o trecho
da Prudente de Morais, e viaduto próximo a Arena das Dunas, a aparelhagem só
será montada quando as obras de mobilidade para a Copa do Mundo estiverem
finalizadas, o que está previsto para o
final de maio.
A ampliação
de material será fruto do novo contrato de fornecimento, implantação, operação
e manutenção de todos os serviços e equipamentos eletrônicos de detecção,
medição, monitoramento e registro de infrações de trânsito. O processo de
licitação transcorre na Semob desde dezembro de 2013 e está na fase de
habilitação.
Com custo de
R$ 4 milhões, ao todo serão 101 novos equipamentos. Dentre eles, um equipamento
móvel de fiscalização com painel de mensagem variável e 100 fixos. Destes , 50 operam em 4 serviços,
simultaneamente: controle de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada na
faixa de pedestres e monitoramento de trânsito. São do tipo Dome V e VI, ainda
não existentes em Natal.
“Haverá
substituição e ampliação”, informa Walter Pedro. Os 66 equipamentos fixos em
pontos de fiscalização já existentes serão substituídos, e os demais 34 estarão
dispostos para novas instalações. Após a nova aparelhagem que todos os equipamentos passarão a operar
durante 24h. Até então, autuam infrações entre 5h e 23h. Mas, somente estes de
controle de velocidade. O avanço de semáforo continua operando no período entre
5h e 21h.
No
cruzamento da av. Duque de Caxias com a av. Tavares de Lira, no bairro da
Ribeira já foram instalados alguns dos aparelhos a fim da realização de teste
do material, previsto na licitação. Foram implantados no dia 27 de dezembro e
nesta última terça-feira a secretaria tornou pública a aprovação das amostras
dos equipamentos apresentados pelo Consórcio Natal - composto pelas empresas Perkons, Serttel e Fotosensores -, arrematante da licitação.
A análise
dos documentos de habilitação iniciou ontem e deve finalizar na próxima semana, segundo estimativa de
Josemar Tavares, pregoeiro da Semob. “Se não houver imprevistos, nem recursos,
esperamos até o final do mês encerrar a licitação”, informa.
MOTOFRETISTAS
Os
motofretistas de Natal terão nova chance para se regulamentar. A Semob lançou
nesta última terça-feira a licitação para credenciamento e emissão de
permissões para exploração do serviço na cidade. O edital disponibiliza até 1.607
vagas. O número é baseado na na lei
municipal Lei 5.538/2004 que estabelece 1 motofretista por 500 habitantes.
No entanto,
em Natal, existem entorno de 4 mil profissionais atuando na área, segundo José
Barreto, presidente do Sindicato de Motos do RN (Sindmoto). “A gente quer que
aconteça essa regulamentação. É uma segurança a mais para a população e para o
trânsito. Depois vamos ver quem ficou prejudicado por ficar de fora”, explica.
Na última convocação, em fevereiro de 2013, apenas 147 profissionais se
credenciaram. O principal entrave foi a falta de interesse dos próprios
motofretistas no processo. Este ano, para facilitação, informa Barreto, o
Sest/Senat está oferecendo curso gratuito de 30h aos condutores. Para
inscrição, o profissional precisa dar entrada no processo de credenciamento no
Sindmoto que o encaminhará à instituição. O motofretista tem o prazo de 10
dias, a contar do dia 17 de março, para solicitar a autorização, cuja entrega
dependerá do número do final da placa. Entre os requisitos está a comprovação
de pelo menos dois anos de habilitação da carteira tipo A e veículo com até dez
anos de uso.
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