sábado, 18 de janeiro de 2014

SEMOB VAI AMPLIAR MONITORAMENTO DO TRÂNSITO EM NATAL

No cruzamento da Duque de Caxias com a Tavares de Lira
 foram instalados aparelhos para testes

Por: Daísa Alves
Em: Tribuna do Norte

“Atenção, reduza a velocidade! Fiscalização eletrônica”. A afirmativa comum aos motoristas em trânsito será vista com maior frequência nas avenidas de Natal. Isto porque a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), irá ampliar a fiscalização eletrônica na cidade implantando mais 34 pontos de controle de velocidade. Além disso, o período de operação do serviço também vai aumentar para 24h.
  
Atualmente, cinco avenidas possuem os radares e fotos sensores direcionados à fiscalização de velocidade dos automotores. Estão equipadas as avenidas de Itapetinga, Bernardo Vieira, Prudente de Morais, Airton Sena e a Ponte Newton Navarro.  Ao todo  são 33 fotos sensores e 33 radares de velocidade espalhados nestas vias.

Com previsão inicial, Walter Pedro, secretário adjunto da Semob, acredita que as avenidas Bernardo Vieira, Prudente de Morais e a Ponte Newton Navarro terão a fiscalização reforçada com novos pontos. As novas vias contempladas serão: a Avenida Felizardo Firmino Moura (entre a Ponte de Igapó e a av. Bernardo Vieira), trecho da Raimundo Chaves próximo a Prudente de Morais e novo viaduto ao entorno da Arena das Dunas.

Uma equipe de engenharia de transito da secretaria está avaliando estas avenidas para definição exata dos pontos.  Ao final deste mês o secretário espera ter a conclusão do estudo para definições dos locais de instalação, para então dar início ao serviço. No entanto, para o trecho da Prudente de Morais, e viaduto próximo a Arena das Dunas, a aparelhagem só será montada quando as obras de mobilidade para a Copa do Mundo estiverem finalizadas,  o que está previsto para o final de maio.

A ampliação de material será fruto do novo contrato de fornecimento, implantação, operação e manutenção de todos os serviços e equipamentos eletrônicos de detecção, medição, monitoramento e registro de infrações de trânsito. O processo de licitação transcorre na Semob desde dezembro de 2013 e está na fase de habilitação.

Com custo de R$ 4 milhões, ao todo serão 101 novos equipamentos. Dentre eles, um equipamento móvel de fiscalização com painel de mensagem variável e  100 fixos. Destes , 50 operam em 4 serviços, simultaneamente: controle de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada na faixa de pedestres e monitoramento de trânsito. São do tipo Dome V e VI, ainda não existentes em Natal.

“Haverá substituição e ampliação”, informa Walter Pedro. Os 66 equipamentos fixos em pontos de fiscalização já existentes serão substituídos, e os demais 34 estarão dispostos para novas instalações. Após a nova aparelhagem que  todos os equipamentos passarão a operar durante 24h. Até então, autuam infrações entre 5h e 23h. Mas, somente estes de controle de velocidade. O avanço de semáforo continua operando no período entre 5h e 21h.

No cruzamento da av. Duque de Caxias com a av. Tavares de Lira, no bairro da Ribeira já foram instalados alguns dos aparelhos a fim da realização de teste do material, previsto na licitação. Foram implantados no dia 27 de dezembro e nesta última terça-feira a secretaria tornou pública a aprovação das amostras dos equipamentos apresentados pelo Consórcio Natal - composto pelas  empresas Perkons, Serttel e  Fotosensores -, arrematante da licitação.

A análise dos documentos de habilitação iniciou ontem e deve finalizar  na próxima semana, segundo estimativa de Josemar Tavares, pregoeiro da Semob. “Se não houver imprevistos, nem recursos, esperamos até o final do mês encerrar a licitação”, informa.



MOTOFRETISTAS
Os motofretistas de Natal terão nova chance para se regulamentar. A Semob lançou nesta última terça-feira a licitação para credenciamento e emissão de permissões para exploração do serviço na cidade. O edital disponibiliza até 1.607 vagas. O número é baseado  na na lei municipal Lei 5.538/2004 que estabelece 1 motofretista por 500 habitantes.


No entanto, em Natal, existem entorno de 4 mil profissionais atuando na área, segundo José Barreto, presidente do Sindicato de Motos do RN (Sindmoto). “A gente quer que aconteça essa regulamentação. É uma segurança a mais para a população e para o trânsito. Depois vamos ver quem ficou prejudicado por ficar de fora”, explica. Na última convocação, em fevereiro de 2013, apenas 147 profissionais se credenciaram. O principal entrave foi a falta de interesse dos próprios motofretistas no processo. Este ano, para facilitação, informa Barreto, o Sest/Senat está oferecendo curso gratuito de 30h aos condutores. Para inscrição, o profissional precisa dar entrada no processo de credenciamento no Sindmoto que o encaminhará à instituição. O motofretista tem o prazo de 10 dias, a contar do dia 17 de março, para solicitar a autorização, cuja entrega dependerá do número do final da placa. Entre os requisitos está a comprovação de pelo menos dois anos de habilitação da carteira tipo A e veículo com até dez anos de uso.

Nenhum comentário: