sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUAMARÉ PROMOVE A SEMANA DA MANCHA.


A Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré realizou durante toda essa semana uma campanha contra a Hanseníase ¨ Semana da Mancha ¨ no qual os PSF I e II realizaram palestras e panfletagem para com a população, com o objetivo de informar a todos o que é a Hanseníase .



O que é Hanseníase? É uma doença causada por um micróbio que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, nariz, olhos causando assim manchas avermelhadas e dormentes e também em formato de caroços inchados nas partes citadas.


Como se transmite a Hanseníase, esta doença é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse, espirros etc., no entanto a principal fonte de transmissão é a pessoa já infectada por isso ao perceber os sintomas da doença em seu corpo. Procure imediatamente o médico no posto de saúde, mais próximo de sua casa e faça os exames recomendados e evite o automedicamento.



O tratamento é gratuito, oferecido pelo governo e é realizado em casa e com o acompanhamento médico nos postos de saúde.  A Hanseníase tem cura, desde que tenha o tratamento correto.



Por isso, durante toda a semana foi montado um posto de informações no centro da cidade, onde as pessoas receberam as informações sobre a doença, e também verificaram a pressão arterial, quando foi realizada a entrega de panfletos explicativos a respeito da campanha.


Segundo informações obtidas pela direção do PSF II do Conjunto Vila Maria esta campanha foi realizada devido o crescente numero de casos desta doença em nossa área aqui no Vila Maria. Para isto, Dr. Stuart Costa e a Enfermeira Valesca Tatiany do PSF II trabalharam a parte das palestras em grupo e o PSF I trabalhou o posto de informações no centro da cidade sob a coordenação  da diretora Mohana Miranda .



(***) FONTE: Assessoria de Imprensa da PMG

Imagens: José de Arimatéia
Textos: Amanda Araújo



Nenhum comentário: