quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PROFESSOR CRIA PROJETO PIONEIRO DE PRODUÇÃO DE TILÁPIA EM CATIVEIRO EM GUAMARÉ.


Por: Marcos Fonseca
Em: Ponto Crítico

O professor Alcimar Pereira desenvolveu um projeto pioneiro de criação de Tilápias em cativeiro. O projeto de Alcimar foi implantado no assentamento Encruzilhada e conta com 2 tanques de 6×50 metros


Para primeira despesca Alcimar disse que colocou 4 mil larvas de Tilápias e espere retirar uma produção entre 3 a 3.500 kg de peixes. Essa produção já tem a sua venda garantida, afirmou Alcimar. O tempo que leva para despescar a Tilápia é de 6 meses.


Diariamente o Professor vai ao projeto para tratar, fizer limpeza nos tanques e alimentar os peixes. As Tilápias são alimentadas com ração específica para peixes.


A água que abastece os tanques vem de poço perfurado no local que oferece quantidade de água suficiente para abastecer os tanques, cerca de 300 metros cúbicos.


Alcimar dar um exemplo que é possível criar mecanismo de geração de emprego e renda dentro dos assentamentos localizados dentro do município de Guamaré, mesmo com um pequeno investimento.


Citando um exemplo, em Apodi (RN) um projeto, desenvolvido pelo Sebrae/RN em parceria com o DNOCS, desde 2006, beneficiará um total de 11 aquicultores, que venderão o filé da tilápia diretamente às escolas, a R$ 16,00 o quilo.


Veja mais fotos do projeto:






Nenhum comentário: