domingo, 9 de junho de 2013

MARINHA APRESENTA FORÇA NAVAL EM EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA


 Um dos maiores triunfos da história das Forças Armadas do Brasil comemora, no próximo dia 11 de junho, 148 anos de acontecimento: a Batalha Naval do Riachuelo. Em comemoração à data, o 3º Distrito Naval está realizando uma série de eventos até o dia 29 de junho, apresentando neste sábado (8) e domingo (9) a Exposição de Material da Marinha, no Norte Shopping. Os visitantes poderão conhecer um pouco sobre a guerra, comparando o poder naval brasileiro da época e da atualidade.

A deflagração da Batalha do Riachuelo tem relação com a Guerra do Paraguai, onde o Brasil juntava forças com a Argentina e o Uruguai. O conflito, ocorrido entre 1864 e 1870, foi resultado de uma série de disputas políticas envolvendo as nações que trafegavam na região do rio da Prata. O início da guerra só tomou forma mediante o ambicioso projeto expansionista do governo paraguaio.

Além do histórico da batalha, a população pode conhecer de perto os materiais que eram usados em batalhas naquela época, como fardamento, utensílios, armamento e equipamentos utilizados para comunicação e sinalização entre as tropas e navios brasileiros.

Ainda é possível conhecer sobre o descobrimento e colonização do país, primeira e segunda guerras mundiais, operações em tempo de paz e o emprego permanente do poder naval.

HISTÓRICO DA BATALHA

O conflito naval acontecido no Rio Riachuelo foi considerado de suma importância para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) frente às forças paraguaias. Na época, os navios da força brasileira não tinham instalações apropriadas para a navegação fluvial, o que ameaçava a perda de uma embarcação devido o encalhamento. Além disso, as embarcações eram feitas todas de madeira, o que oferecia grande risco frente a qualquer artilharia terrestre.

Segundo explicam os expositores da Marinha, durante os preparativos para a Batalha do Riachuelo, coube ao futuro marquês de Tamandaré a tarefa de comandar o poderio bélico-naval brasileiro. De acordo com a estratégia estabelecida, as embarcações do Brasil iriam realizar o bloqueio dos rios Paraguai e Paraná. As forças navais foram divididas em três grupos, um primeiro fazendo a retaguarda no Rio da Prata, e os outros dois diretamente responsáveis pelo bloqueio.

Quando, em 1865, o Brasil foi levado a se juntar à Tríplice Aliança na Guerra do Paraguai, a Marinha do Brasil assumiu o importante papel de proteger a Pátria e reconquistar os territórios invadidos pelo inimigo. Na manhã de 11 de junho, sob o comando do Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, os brasileiros enfrentaram a ameaça estrangeira e reverteram a situação de desvantagem em que se encontravam, combatendo nas águas do Rio Paraná. Em região próxima à foz do riacho Riachuelo, a Força Brasileira empreendeu ações que fizeram as forças inimigas baterem em retirada.


Em memória à decisiva atuação dos marinheiros que perderam suas vidas durante a batalha e à conquista do sucesso determinante na vitória final da Tríplice Aliança, a Marinha do Brasil comemora, anualmente, o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, que foi instituída como a Data Magna da Marinha.

Nenhum comentário: