quinta-feira, 22 de agosto de 2013

20 DE AGOSTO DE 2013: 408 ANOS DA COLONIZAÇÃO DE GUAMARÉ


O local é conhecido desde 1605, quando por aqui passou o Capitão Pero Coelho, acompanhado da mulher, filhos e dos últimos soldados fiéis que haviam abandonado a tentativa de colonizar o Ceará.


Segundo uma lenda, o português João Francisco dos Santos, construiu a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1783, em sinal de reconhecimento, por ter sido salvo, juntamente com a tripulação de seu barco colhido por uma tempestade, e, aportado no local onde se situa a cidade de Guamaré, topônimo que se origina de ÁGUA MARÉ.

Em 1837, os moradores pleitearam, junto à Assembleia Legislativa, a criação da Vila Imperial de Guamaré, mas não foram atendidos. O desenvolvimento da povoação decorreu em função da pesca abundante e das salinas naturais

“O Cidadão Conhecendo Guamaré” visa dar continuidade a um projeto que já vem sendo desenvolvido onde se resgata a história do município de Guamaré, trabalhando através das escolas, alunos, junto aos moradores locais, aspectos do município, bem como a origem da cidade, relatos e entrevistas com os moradores mais antigos da cidade, panorama nos avanços do município, e manifestações culturais. Busca contar a história da cidade desde a origem do seu nome até os dias atuais. Tudo isso para que o cidadão conheça melhor o município em que vive.

E no aniversário de 408 anos de sua colonização, Guamaré conta a sua história através do esforço desmedido da equipe formada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria Municipal de Turismo. Todos os gestores escolares, junto com seus professores pesquisaram e organizaram mostras em seus stands de como foi a Guamaré do passado remoto e do passado recente, mostrando a sua evolução e progresso nestes 408 anos.









  
Neste primeiro dia de comemoração da sua colonização, Guamaré mostra os seus valores culturais através do seu rico artesanato de uma variedade deslumbrante.





 O evento foi aberto com o músico Arcésio Andrade, nos brindado com o seu talento na viola caipira interpretando grandes sucessos e nos explicando sobre musicalidade cultural.



 Em seguida, O Grupo de Teatro e Dança Tamanco de Pau, através dos seus responsáveis, Maria Santos e Manoel Reis, mas conhecidos em nosso meio cultural como Maria de Pipoqueiro e Manoel Barata, passaram a contar a história de Guamaré de forma teatral e apresentando número se danças e apresentações folclóricas.



















 O público entendeu a importância desse evento alusivo aos 408 anos de colonização de nosso município e prestigiou de forma efusiva, aplaudindo cada apresentação e visitando os stands montados pelas escolas para aprender mais sobre a sua própria história, conhecendo um pouco da história dos seus antepassados.






A ASPAM (Baixa do Meio) deu um show com seus alunos de dança, apresentando danças que fazem parte da cultura de um povo como é o caso da Dança do Carimbó...






 Dando continuidade as apresentações de dança o Projeto Criança Petrobras de Guamaré, apresentou o seu grupo de dança com uma belíssima coreografia, a qual foi muito aplaudida pelo público presente.





 Ainda tivemos a apresentação do poeta cordelista Francisco de Bethânia, que declamou uma poesia alusiva aos 408 anos de colonização do município, acompanhado pela viola caipira de Arcésio Andrade.





Logo em seguida, a filha ilustre de Guamaré, a historiadora Maria Jandir de Candéas, Ex-Secretária Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Guamaré, e a responsável pelo resgate da data da colonização do nosso município, explicou para o público presente porque resolveu se aprofundar na pesquisa sobre a colonização de Guamaré e a importância para a geração atual e futura, por poderem conhecer a sua história e suas origens.


O evento contou também com oficina de artes plásticas coordenada pela artista plástica Gardênia Miranda, no stand do Projeto Criança Petrobras.




 Com um belíssimo cenário e uma bela ornamentação, contamos com a presença de filhos ilustres da nossa querida Guamaré.









 Contando com um time de representantes da imprensa local, reuniram-se os blogueiros da cidade, para prestigiar o evento e poder divulgar tão bela festa.




Nenhum comentário: