quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MARIA DE PIPOQUEIRO, A CULTURA COMO FORMA DE VIDA.

MARIA DE PIPOQUEIRO

O nome dela é Maria do Rosário dos Santos Silva, natural de Arês. Mas, quando adotou Guamaré como a sua cidade, tornou-se Maria de Pipoqueiro, uma fiel escudeira da cultura guamareense.



O seu amor pela cultura começou quando criança ainda em sua cidade natal ao ver as apresentações culturais e que tinha vontade de participar, mas os seus pais zelosos não deixavam que a mesma tomasse parte. Mas, o seu desejo foi realizado quando foi convidada a trabalhar na Secretaria Municipal de Turismo, na gestão do então prefeito José da Silva Câmara e que tinha como secretária de turismo, Jandir Candéas, um ícone cultural do nosso município.





Polivalente na vida cultura atua em vários campos culturais, como nas artes cênicas, no teatro além de escrever peças, ainda incorpora vários personagens com maestria, uma verdadeira atriz. E como artesã, trabalha com várias espécies de material nas confecções de suas peças.





Fundadora do Grupo Tamanco de Pau, no ano de 2007, vem mantendo acesa a tradição da apresentação da Paixão de Cristo, vem fazendo o resgate cultural do Boi de Reis, Pastoril, Danças, Coco de Roda, apresentação de mamulengos, etc...



Tem como objetivo continuar a luta em prol da cultura guamareense, através de uma associação onde possa unir todos que estão inseridos na cultura local. Apesar de ver a cultura do município de forma fragilizada, tem esperança de ver um teatro construído em Guamaré, onde se possa ensaiar e fazer as apresentações, um local apropriado a encenações e exposições.



Tem como referências culturais em Guamaré, Jandir Candéas, ex-secretária de Turismo, historiadora com dois livros escritos sobre a história do município; o Projeto Criança Petrobras que além de fazer o resgate de crianças e adolescentes transformando-os em grandes talentos e acima de tudo cidadãos; Iruvane Miranda, poetisa com dois livros escritos; Gonzaga Filho, artista plástico e escritor.





Hoje, Maria de Pipoqueiro está à frente do Centro Cultural que será inaugurado no dia 20/08, onde dará continuidade a essa batalha sem fim, que é o fortalecimento da cultura guamareense, conseguindo fazer que as novas gerações conheçam e se dediquem de corpo e alma as nossas tradições.

Nenhum comentário: