terça-feira, 27 de agosto de 2013

15ª JORNADA NACIONAL DE LITERATURA COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA (27/08)


Nomeada Capital Nacional da Literatura pela Presidência da República, Passo Fundo realiza entre os dias 27 e 31 de agosto a 15ª edição da movimentação cultural. Ao todo, são 101 escritores e intelectuais de 11 nacionalidades.

Entre os dias 27 e 31 de agosto, leitores, escritores, intelectuais e artistas têm encontro marcado em Passo Fundo (RS) para participarem da 15ª Jornada Nacional de Literatura. O evento, pioneiro no calendário literário no Brasil, é grande incentivador do processo de formação de leitores e responsável pelo título de Capital Nacional da Literatura, concedido pela Presidência da República à cidade localizada no norte do estado do Rio Grande do Sul.

Os mais de 28 mil inscritos na edição de 2013 terão a oportunidade de interagir com 101 escritores e intelectuais de 11 nacionalidades, nos debates sobre o tema “Leituras Jovens do Mundo”. Dentre convidados internacionais estão o diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade de Barcelona, Cesar Coll, e o romancista mexicano Alejandro Reyes. Dentre os brasileiros, destacam-se Walcyr Carrasco, Roberto DaMatta, Laura Müller e André Vianco. A Jornada é uma realização da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

O tema “Leituras Jovens do Mundo” explora o potencial, as preferências e a diversidade de interesses e de comportamentos necessários ao entendimento e à sintonia com os jovens. “Os jovens de hoje são os sujeitos do futuro e é deles o destino das grandes ideias e das grandes obras. São eles os ‘caras’ que levam consigo a promessa do amanhã, mesmo que nem mesmo eles tenham muita consciência disso”, explica a coordenadora geral da Jornada, professora Tania Rösing.

A programação, que acontece bianualmente desde 1981, foi renovada com o passar das edições, contemplando, hoje, além do debate sobre educação, cultura e tecnologia, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, eventos diversificados, concursos, conversas e todo o tipo de inter-relações entre leitores e autores. Durante os cinco dias desta edição, os convidados debaterão sobre questões como Corpo, sexualidade e afeto, O jovem da ficção à telenovela, Trabalho, autonomia e consumo, Faces na rede e A leitura das ruas.

Dentre as grandes novidades dessa edição estão o festival Páginas Saborosas, programação especialmente voltada para a gastronomia; o Encontro Internacional de Bibliotecários e Mediadores de Leitura e a Jornada UPF, programação especial voltada para professores e alunos da Universidade anfitriã.

Eventos paralelos e já tradicionais também fazem parte da programação da Jornada e integram diferentes públicos: a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, destinada a estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas; o 12º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, que ocorre anualmente, alternando sua sede em cidades da Europa e em Passo Fundo, em anos de Jornadas Literárias; o 4º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos: a criação literária em debate; o 3º Seminário Internacional de Contadores de Histórias; o 2º Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil; e a segunda edição da JorNight, destinada especialmente aos jovens.


As Jornadas Literárias são realizadas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. A 15ª edição, conta com os patrocínios de Petrobras, Banrisul e Pepsi e com o apoio dos ministérios da Educação e Cultura e da Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul, dentre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.jornadasliterarias.upf.br , pelos e-mails jornada@upf.br  ou jornadinha@upf.br e pelo telefone (54) 3316 8368.

Nenhum comentário: