Por: Kelly Oliveira
Em: Agência Brasil
O número de
reclamações de clientes contra bancos chegou a 2,335 mil em julho, informou
hoje (15) o Banco Central (BC). Em junho, chegaram ao BC 2,406 mil queixas
sobre serviços bancários. A maioria das reclamações (397) registradas no mês
passado foi por causa de débitos não autorizados em conta. Em junho, o débito
não autorizado já tinha sido a principal queixa dos clientes, com 413
registros.
Em segundo
lugar, ficaram as reclamações sobre a prestação irregular do serviço de conta
salário (390), seguidas pelas contestações de cobrança de tarifas de serviços
não contratados (222).
No mês
passado, no ranking de reclamações com resultado ponderado pelo número de
clientes por instituição, o banco que mais recebeu reclamações foi o Santander,
com 611 casos considerados procedentes pelo BC. Em junho, o Santander já tinha
liderado a lista, com 557 reclamações procedentes.
Nessa lista,
o Itaú ficou em segundo lugar no mês de julho, com 335 reclamações, e o Banco
do Brasil, em terceiro, com 422 casos julgados procedentes.
Em nota, o
Banco do Brasil informou que aproveita as manifestações de seus clientes e
usuários como subsídio para a melhoria de produtos, serviços e do atendimento.
De acordo com a nota, nos últimos três meses, a quantidade de demandas do BB
apresentadas ao Banco Central caiu 25%.
A
insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras
pode ser registrada no Banco Central. Segundo a autoridade monetária, as
reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional.
O BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde
o atendimento foi prestado ou no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da
instituição financeira.
De acordo
com o Banco Central, o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição,
que terá prazo máximo de 15 dias para apresentar resposta. Os clientes
bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer ao Poder
Judiciário.
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