sábado, 17 de agosto de 2013

FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA É HOMENAGEADO COM SEU NOME NO CENTRO CULTURAL


Mas quem é Francisco José de Santana?

Francisco José de Santana é natural de Guamaré – RN e nasceu no dia 26 de abril de 1932. Filho de Francisco José de Santana e Isabel Valentim de Santana... Em Guamaré, todos o conhecem por CHICO DE ISABEL.

Ao nascer, o seu pai já havia falecido e junto com sua irmã Maria Nazaré criaram-se apenas com a mãe, na maior pobreza passando por grandes dificuldades financeiras.

Chico de Isabel conta que não teve o prazer de aproveitar a sua mocidade ou mesmo a sua infância, pois começou a trabalhar logo cedo, aos 12 anos de idade já arrastava redes de pescarias pelas camboas, para arranjar o peixe para comer e nessa batalha pela vida também pescou voador em alto mar.

Trabalhou como servente de pedreiro por pouco tempo, logo se tornando um pedreiro profissional. Estudou completando o Ensino primário da época, o equivalente hoje ao Ensino Fundamental, o que o levou a assumir uma sala de aula e a supervisão do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL em Guamaré.

Foi funcionário público estadual como Agente Fiscal e hoje está aposentado. Solteiro por opção, tem 15 bisnetos dos 6 filhos que adotou da sua irmã que faleceu na hora de um dos seus partos e criou junto com sua mãe Isabel Valentim.

Apesar de tantos problemas em sua vida jamais se entregou a tristeza, sempre foi alegre e soube cultivar as boas amizades. Responsável pelas festas que acontecia antigamente, como São João na Roça, Carnavais, Peças Teatrais, sendo o primeiro a encenar a Paixão de Cristo em Guamaré.

Hoje, já com a sua saúde debilitada fica sentado na calçada de sua residência, a observar a beleza do Rio Miassaba. Bom de história sobre a cultura local, compartilha a admiração por Maria Jandir Candéas, a maior incentivadora da cultura guamareense; por Maria de Pipoqueiro que faz um trabalho maravilhoso no município, dando continuidade a cultura através dos mais jovens.


No dia 20 de Agosto de 2013 (Terça Feira), Francisco José de Santana ou Chico de Isabel como é mais conhecido, será homenageado tendo o seu nome como referência a cultura de Guamaré... Será inaugurado o CENTRO CULTURAL FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA.

Nenhum comentário: