terça-feira, 27 de agosto de 2013

ENTREVISTA COM GONZAGA FILHO “RELATOS DE SUA HISTÓRIA”


Hoje, dia 21 de agosto de 2013 conversamos com o Sr. Gonzaga Filho para saber um pouco de sua história e conhecer um pouco sobre os seus trabalhos que atualmente exerce na cidade de Guamaré. O nome dele é: Luiz Gonzaga de Oliveira Filho, natural da cidade de Guamaré, cidade esta localizada na região litorânea do Rio Grande do Norte.


A área de atuação na cultura local do Sr. Gonzaga Filho é: na literatura, tem nove livros escritos, mas apenas cinco livros foram publicados; nas artes plásticas, pinta com acrílico e óleo sobre tela, na área da comunicação ele escreve blog e é radialista.


O seu interesse pela cultura iniciou-se desde criança, pois gostava muito de festas culturais como pastoril, lapinha, fandango, cantorias que tinha naquela época. Hoje o Sr. Gonzaga Filho tem diversos trabalhos na área da cultura entre esses grandes trabalhos, ele, publicou vários livros pela Editora Perse (São Paulo-SP), fez exposições dos seus belos quadros em Cabo Frio – RJ, na Capitania das Artes em Natal – RN e em Guamaré – RN… Atualmente Criou a Web Rádio Poesia e escreve o Blog da Web Rádio Poesia direcionado a Cultura.

Segundo o Sr. Gonzaga Filho os seus planos futuros para a cultura local serão: Dá continuidade a luta em prol da cultura Guamareense com a criação de uma associação que possa unir todos os artistas, de todas as áreas que atuem no município e continuar escrevendo seus livros e pintando as suas telas, que são pura arte.



Durante o nosso papo perguntamos a ele como ele ver a cultura local atualmente em nosso município? “Sem apoio aos talentos locais. Vejo pessoas talentosas em Guamaré que não recebem o devido valor e tão pouco são reconhecidos pelo seu trabalho”. Disse ele.

Para incrementar ainda mais nossa pergunta, perguntamos no que ele acredita que se possa fazer para melhorarmos a forma de se fazer a cultura local?

“Se criar uma secretaria de cultura, que tenha como secretário uma pessoa que ame e se dedique de forma integral a cultura e a partir dai se criar um espaço multicultural onde se possa ensaiar, fazer apresentações de teatro, exposições e ministrar cursos voltados a área cultural”. Disse ele.


Pedimos para que ele pudesse citar algumas referências culturais que ele admira, em qualquer campo cultural aqui em Guamaré e que essas referências pudessem exercer um cargo nessa área em nossa cidade. “Pessoas que eu admiro e tenho como referência cultural em Guamaré, São Jandir Candéas, uma pessoa que ama a cultura… Maria de Pipoqueiro pela dedicação que tem pela arte e Iruvane Miranda pelo trabalho social que faz com crianças e adolescentes, através da arte e da cultura”. Disse ele.


Pedimos também para que ele nos falasse livremente sobre cultura local e seus seguimentos, incentivos ou deficiências.

“Tenho esperança de ainda ver um espaço grande destinado à cultura Guamareense e que esta deficiência do não reconhecimento aos artistas local se acabe e passemos todos, tanto o poder público, como a própria população passe a valorizar a prata da casa e incentivem a expansão desses valores artísticos e culturais”. Finalizou o Sr. Gonzaga Filho.


(***) MATÉRIA EXTRAÍDA DO BLOG GUAMARÉ EM DESTAQUE

Nenhum comentário: