sábado, 10 de agosto de 2013

ACESSO A CASA EM QUE VIVEU A ‘ROMANCEIRA DO BRASIL’ ESTÁ CHEIO DE BURACO E LIXO


Militana Salustino do Nascimento nasceu no Sítio Oiteiros, em Santo Antonio dos Barreiros, no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, no dia 19 de março de 1925 e faleceu aos 85 anos, em 19 de junho de 2010. Bastante conhecida no meio cultural, a romanceira que encantou muitos palcos pelo Brasil, cantando romances com as tragédias palacianas, foi descoberta pelo pesquisador e folclorista Deífilo Gurgel. Logo, encantou o músico Antonio Nóbrega, com quem fez algumas apresentações pelo País.

Teve um CD triplo gravado, que recebeu o nome de Cantares e foi lançado nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em setembro de 2005. recebeu do presidente Lula, em Brasília, a comenda máxima da Cultura Popular.

Figura simples e cativante, Dona MiIlitana herdou o dom de cantar do seu pai, Atanásio Salustino do Nascimento. Os seus romances são originários de uma cultura medieval e ibérica, onde são contados os feitos dos guerreiros e as tragédias palacianas.

A romanceira tinha participação permanente no Extinto Prêmio Pedro Guajiru de Cultura, projeto do ex-vereador Teófilo Neto, que era realizado todos os anos e durante sua festividade, o povo tinha a oportunidade de conhecer o que de melhor existia no município em relação a cultura popular. O prêmio organizado pela Secretaria Municipal de Educação trouxe para apresentações o grupo Mestre Ambrósio e Bráulio Tavares, um dos autores da música, Nordeste Independente.

Infelizmente, este evento, não mais existe, Dona Militana morreu e ficou no esquecimento.

O mais incrível é a casa que serviu de residência àquela que tinha o nome mais relevante do município, pois continua do mesmo jeito e que poderia ser transformada em um museu, para que as pessoas tivessem a oportunidade de conhecer os hábitos de alguém tão ilustre. O acesso ao local onde ela morava é uma lástima, pois encontra-se esburacada e cheia de mato e muito lixo, que já se tornou o grande cartão de visitas do município.


Na verdade, existe uma fundação que leva o seu nome e o atual prefeito, Jaime Calado, num gesto de reconhecimento e aplaudido por todos, no ano de 2005, enviou à Câmara Municipal, um Projeto de Lei Complementar criando uma pensão vitalícia para aquela que levou o seu município a um lugar de destaque na cultura do País. No entanto, sua memória não deve ser esquecida. É preciso que esta geração e as gerações futuras, tomem conhecimento do seu rico trabalho, em prol da cultura popular.

Nenhum comentário: