sexta-feira, 9 de agosto de 2013

MOSTRA NORDESTE DE ARTES VISUAIS ABRE AS PORTAS AO PÚBLICO NESTA QUINTA-FEIRA NA CAPITAL POTIGUAR


Obras dos artistas Waleria Americo e Yuri Firmeza, do Ceará, Tiago Melo, do Maranhão, Amanda Melo, Juliana Notari e  Bruno Vilela, de Pernambuco, Gaio Matos, da Bahia e  Marcelo Gandhi, do Rio Grande do Norte serão apresentadas na Mostra Nordeste de Artes Visuais, que será aberta na próxima quinta-feira, dia 1° de agosto, na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, em Natal.

As obras fazem parte do acervo do Centro Cultural Banco do Nordeste e a exposição, que conta com a curadoria do professor do Mestrado em Artes Visuais da UFPE e UFPB, José Rufino, será aberta ao público gratuitamente.

A busca pelo caráter questionador das expressões artísticas é o mote da Mostra Nordeste de Artes Visuais. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a circulação de produções e contribuir com o intercâmbio cultural entre artistas, público e entidades voltadas ao setor.

De acordo com José Rufino, o elo entre os nomes selecionados é um paradoxo artístico. “Eles possuem em comum o fato de serem nordestinos, ao mesmo tempo em que suas produções não se limitam às questões regionais. A mostra possui um direcionamento semelhante ao ambiente globalizado em que vivemos. Comparando com as décadas anteriores, possuímos um cenário mais prolífico graças à tecnologia atual, que permitiu uma maior interação entre artistas, público e pesquisadores”, afirma.

Outro critério utilizado foi o diálogo estabelecido entre criador, obra, público e contexto no qual todos estão inseridos. Segundo o professor Rufino, as artes visuais prestam um serviço ao cidadão quando ela contribui na formação de um senso crítico. “A produção de um artista precisa transcender o nosso olhar, provocar questionamentos e nos despir de idéias pré-concebidas. Aí sim, estamos diante de uma ação verdadeiramente transformadora”, pondera. O trabalho de curadoria também contou com o apoio das Secretarias Estaduais de Cultura e outras entidades da Região Nordeste, voltadas ao setor.

Serviço:
Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte
Local: Praça 7 de setembro – Centro de Natal – RN
Data: de 01 a 30 de agosto de 2013
Informações: (84) 3232.9727


Com informações da Assessoria de Comunicação BNB

Nenhum comentário: