domingo, 18 de agosto de 2013

CINE SOLAR REÚNE PRODUÇÕES LOCAIS

Diretor Paulo LaGuardia participa com duas produções

O Solar Bela Vista, um dos casarões mais bonitos e bem conservados do centro histórico de Natal, vem ganhando terreno no campo cultural. Uma série de projetos abrem as portas do palacete construído na primeira década para o grande público, e hoje (terceira sexta-feira do mês) é dia de Cine Solar. Parceria do Solar com o Cineclube Natal, as sessões são gratuitas e iniciam sempre às 19h. A programação até o mês de novembro já está definida e hoje será exibido o documentário “Fabião das Queimadas: Poeta da Liberdade”, do diretor Buca Dantas, seguido de debate com o realizador sobre a vida e a obra do violeiro, cantador e poeta popular que comprou a própria alforria com sua arte. A sessão abre o ciclo “O fazer documentários: visão crítica”.

Em setembro será a vez de “Hermógenes: Deus me livre de ser normal”, de Marcelo Buainain; em outubro “Sangue do Barro”, dos diretores Fábio DeSilva e Maryland Brito; e em novembro (excepcionalmente na quinta devido o feriado nacional), o diretor Paulo LaGuardia apresenta os documentários “O voo silenciado do Jucurutu” e “Cais do Sertão”.

Tirando “Cais do Sertão”, lançado em 2012 e que trata do centenário bairro do Alecrim, as demais produções foram viabilizadas através do projeto DocTV da TV Cultura.

Ao final de cada sessão, os diretores de cada filme participam de debate sobre a produção: “Com isso, teremos a possibilidade de discutir não somente a produção e direção de cada um dos documentários premiados, mas também aspectos técnicos e dificuldades de realização”, acrescentou Nelson Marques, do Cineclube Natal.

CIRCO
O espaço também abre as portas, a partir das 16h30, para o circo todo terceiro domingo de cada mês. Em agosto, dia 18, o grupo circense convidado é a companhia Cia Lar Doce Lar, que apresenta espetáculo sobre “a rotina de uma casa movimentada, e ao mesmo tempo ociosa,  com personagens exóticos e movimentos virtuosos”, segunda definição do próprio grupo. A trilha sonora do espetáculo é feita ao vivo. A exemplo de outros eventos, o Circo Solar tem entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO

Cine Solar

. 16/8 - “Fabião das Queimadas: poeta da Liberdade”, mais debate com o diretor Buca Dantas;

. 20/9 – “Hermógenes: Deus me livre de ser normal”, mais debate com o diretor Marcelo Buainain;

. 18/10 – “Sangue do Barro”, debate com Fábio DeSilva e Maryland Brito;


. 14/11 – “O voo silenciado do Jucurutu” e “Cais do Sertão”, seguido de debate com o diretor Paulo LaGuardia.

Nenhum comentário: