sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NATAL MANTÉM DISTÂNCIA DA MATRIZ FORA DO EIXO

Por: Yuno Silva
Em: Tribuna do Norte


O criador do Fora do Eixo, Pablo Capilé, deu depoimento por telefone
durante o encontro local da Rede

Um debate acalorado eclodiu no início de agosto e colocou na berlinda a rede Fora do Eixo, um agrupamento de coletivos culturais espalhados pelo Brasil que atuam de forma articulada desde 2005. O estopim para a enxurrada de críticas e denúncias contrárias ao modo de operação do FDE foi a entrevista do jornalista Bruno Torturra e do produtor cultural Pablo Capilé sobre o Mídia Ninja, concedida dia 5 ao programa Roda Viva (TV Cultura) – os ninjas são uma espécie de braço midiático do Fora do Eixo, que ficou conhecido por transmitir em tempo real os principais protestos que sacudiram o país este ano.

Para evitar generalização, a ‘filial’ natalense do Fora do Eixo promoveu um encontro na noite dessa terça-feira, na Casa da Ribeira, onde seus membros trataram de se posicionar publicamente frente ao bombardeio de desabafos e acusações levantadas por artistas, produtores e jornalistas culturais, ativistas de esquerda e ex-integrantes da rede.

O Fora do Eixo Natal surgiu em 2011, apesar dos conceitos defendidos pela rede de coletivos circularem no RN há mais tempo. Durante a reunião transmitida ao vivo pela internet, os potiguares admitiram utilizar a plataforma de contatos e rotinas criadas pelo FDE, embasada no trabalho colaborativo, na economia solidária e na cultura digital, mas afirmou agir com independência. “Participamos de uma rede heterogênea. Os coletivos atuam de maneira diferente em cada lugar dentro da realidade local”, disse a produtora cultural Nathalia Santana, 24, integrante do FDE Natal.


Encontro na Casa da Ribeira marcou posição pública do FDE Natal

Rodolfo Holanda, 18, também membro do coletivo em Natal, acrescenta que “muitos processos disseminados são lindos e perfeitos na teoria, mas que na prática nem sempre funcionam. Temos que trazer a rede para nossa realidade”, reforçou.

O bate-papo na Casa da Ribeira durou cerca de três horas e reuniu o cineasta Buca Dantas; o poeta elétrico Carito Cavalcanti; Vera Santana, gestora do Conexão Felipe Camarão; e Xavier, simpatizante venezuelano do coletivo. Além de Nathalia e Rodolfo, a jornalista Renata Marques, 28, e a designer Vanessa Christalina, 19, representaram o FDE Natal – esta última não participou do encontro.

Vera Santana disse que a experiência do Conexão Felipe Camarão teve uma boa experiência com o FDE, e Buca reafirmou interesse em trabalhar com a rede. “Encontrei respostas que ainda não tinha”, disse o cineasta.

De concreto, o posicionamento local é de manter independência em relação a ‘matriz’ e não compactuar com grande parte do modus operandi do Fora do Eixo nacional, como a rotina de “curtir” e “compartilhar” tudo o que é publicado pela cúpula da rede.

ANÁLISE


Casa Fora do Eixo em São Paulo funciona como sede nacional

O professor e pesquisador André Azevedo da Fonseca, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), publicou artigo – “Fora do eixo: raízes do ressentimento” – onde verifica alguns motivos que podem explicar a avalanche de críticas e denúncias. Ele escreve que o Fora do Eixo nunca soube lidar com críticas, e que qualquer crítica razoável é logo confundida com um ataque agressivo. “Os críticos individuais, dentro e fora da rede, são sempre sistematicamente combatidos, desqualificados e ridicularizados nas redes sociais ou nos inúmeros debates que participam”, destacou. “O que acarretou a intimidação e o consequente silenciamento de quem não estavam dispostos à execração pública”.

PRINCIPAIS CRÍTICAS

Modelos adotados pelo Fora do Eixo exploram artistas em favor do fortalecimento da marca da rede;

Inflacionar a própria importância a partir da usurpação de trabalhos de terceiros;

Exploração capitalista disfarçada de discurso ativista;

Práticas de assédio moral sofridas descritas por ex-integrantes.


Pendências financeiras com fornecedores e artistas.

Nenhum comentário: