sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PALESTRA SOBRE A MONARQUIA ABRE A FESTA DOS 409 ANOS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA EM GUAMARÉ


Na última Terça Feira (19) às 16 horas, no salão do Projeto Mais Educação da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, foi realizada uma palestra sobre a história de Guamaré na época da Monarquia Brasileira, dando assim início aos festejos comemorativos aos 409 Anos da Colonização Portuguesa em Guamaré.



A abertura do evento foi realizada pela professora Flávia Andrade, agradecendo aos presentes por prestigiarem um evento de grande importância sobre a nossa história e a história do município.






Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os alunos do projeto Mais Educação de Guamaré da Escola M. Benvinda Nunes Teixeira cantaram de forma belíssima o Hino de Guamaré, prestando homenagem aos filhos nativos da cidade.




Em seguida, o público presente foi presenteado com uma magnífica apresentação de Ballet, exibido pela bailarina Thays Miranda da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão em Natal.




A Orquestra do Projeto Criança Petrobras / ASPAM de Guamaré, como sempre em todos os eventos, deu um show interpretando músicas de qualidade com uma perfeição refinada. Parabéns aos grandes talentos musicais do nosso município e ao Maestro Arcésio Andrade pela linda apresentação.





O público formado por professores e alunos da rede pública de ensino se fez presente ao evento, juntamente com pessoas nascidas ou não no município, mas que tinham o desejo de conhecer a real história de Guamaré no tempo da monarquia brasileira.








O evento também contou com a presença do vereador Gustavo Henrique e da vereadora Maria Lizete que representaram o poder legislativo municipal.



A escritora e historiadora guamareense Maria Jandir Candéas agradeceu a presença de todos e contou a história da colonização de Guamaré e a sua importância no período da monarquia brasileira.





Em seguida, o Senhor Amaury Candéas, representante do Grupo Brasil Monarquia, explicou para o público presente o significado da monarquia e explicou a todos que não se trata de um partido político e sim, de um sistema de governo onde não prevalece a corrupção, que é tão corriqueira em nosso país.




Logo após, a explicação sobre a monarquia teve uma didática interessante e de fácil entendimento por todos, ao professor Rodrigo Cavalcante contar casos e fatos acontecidos durante a monarquia, que não são de conhecimento público.




Todos aqueles que participaram do evento, assinaram o livro e receberam panfletos, livretos explicativos sobre a monarquia e também o certificado de participação naquela palestra.


O encerramento se deu com a entrega da Bandeira da Monarquia, a qual era usada no período imperial, à Secretária Adjunta de Educação Gorete.


FLASHES:






Nenhum comentário: