segunda-feira, 18 de agosto de 2014

SALÁRIOS DO BRASIL CRESCEM O DOBRO DA MÉDIA MUNDIAL DURANTE CRISE INTERNACIONAL


O desempenho do Brasil durante os anos em que o mundo atravessa uma grave crise econômica tem sido alvo de elogios das organizações mundiais. O Relatório Global sobre os Salários 2012/13, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostrou que os salários brasileiros não apenas cresceram o dobro da média mundial, como também foram parcialmente responsáveis pelos dados positivos da América Latina.

“Estas tendências salariais regionais na América Latina e Caribe são fortemente influenciadas por grandes países como o Brasil, onde o crescimento dos salários se manteve positivo ao longo do período”, diz o documento da OIT, divulgado no dia 05/08.

No cenário pós-crise de 2008, os salários no mundo cresceram 1,3% em 2009, menos da metade dos 3,1% brasileiros do mesmo período. Em 2010, o os salários brasileiros cresceram 3,8%, contra 2,1% do mundo; e em 2011, o Brasil teve 2,7% de crescimento salarial contra 1,2% da média mundial.

Em entrevista à revista Isto É, há alguns meses, o presidente da OIT já declarou que, dentro do cenário de crise mundial, o Brasil é uma exceção positiva. “O Brasil é um caso que se destaca. Nos últimos anos, teve um crescimento sólido, às vezes impressionante. Mesmo que esse crescimento tenha diminuído, ficaram frutos importantes”, afirmou. ”Para empregar a lógica da OIT, dizemos que o Brasil conseguiu traduzir o progresso econômico em justiça social”.
Desde 2003, o valor do mínimo teve crescimento real (já descontada a inflação) de 72,31%, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

(***) FONTE: Josementor.com.br


Nenhum comentário: