terça-feira, 5 de agosto de 2014

GUAMARÉ VIVE O CAOS DA FALTA D’ÁGUA HÁ 18 DIAS...


A água é a molécula mais abundante na superfície da Terra, cobrindo, somente em sua forma líquida, cerca de 71% desta, além de estar presente em abundância na atmosfera terrestre, como vapor, e nos polos, como gelo.

Isso aprendemos na escola, mas na prática é diferente...

Pois é... Abundante? Não aqui em Guamaré, com certeza.

Estamos vivendo a maior falta d’água aqui na cidade de Guamaré. Estamos exatamente há 18 dias sem chegar água em nossas torneiras e nada é feito para se resolver este problema.

Lembro que no dia 30/09/2013, lia-se a seguinte matéria nos blogs da região: MORADORES IRÃO SE MOBILIZAR PARA MANIFESTAÇÃO CONTRA FALTA DE ÁGUA EM JOÃO CÂMARA NA BR-406...  E em menos de 24 horas a situação da falta de água em João Câmara foi normalizada.

A semana passada faltou água em Macau por 5 dias, o Movimento Acorda Macau botou a boca no mundo, acionou o Ministério Público e rapidinho o Sr. Pádua responsável pela CAERN na região, se explicou e resolveu o problema de Macau.


Ontem surgiu o boato que iria faltar água novamente em Macau e rapidamente o Sr. Pádua voltou a se manifestar e disse para um blog local, que tudo estava sobre controle e que não existia problema algum na rede nem tampouco nas bombas, portanto, o abastecimento da cidade de Macau estava tranquilo e garantido. Veja a matéria: BLOG DO ARAFRAN PETER. Os distritos de Barreiras e Diogo Lopes, pertencentes ao município de Macau estão com o abastecimento normalizado.



Agora ficam as perguntas:

Por que Guamaré é tratada com descaso pela CAERN?

Por que o Sr. Pádua não vem a público falar porque trata a nossa cidade de forma diferenciada?

O povo de Guamaré paga as suas contas em dia e já vem sofrendo há décadas com esse descaso. A falta d’água em Guamaré é crônica e nada é feito para se solucionar esse problema.


Antigamente, tínhamos poços, as cacimbas da Penha que dava até mesmo para o consumo humano e hoje dependemos exclusivamente de uma empresa estatal, que trata os guamareenses de uma forma bem pior de como se trata um animal... Uma gerência irresponsável que não sabe respeitar o ser humano e não valoriza os seus consumidores. Está na hora de estatizar a CAERN, que se faça com esse cabide de empregos, o que foi feito com a COSERN que era uma péssima prestadora de serviço e hoje é um exemplo de bom atendimento ao consumidor.

O povo de Guamaré sofre com a falta d’água para cozinhar, lavar pratos, tomar banho, fazer limpeza nos banheiros e dar descarga em sanitários. Pilhas de roupas sujas se acumulam nas casas dos moradores do município. A fedentina toma conta de muitos lares.


Quem tem um poder aquisitivo melhor estar comprando garrafões de água mineral para suprir as necessidades básicas do seu dia-a-dia e aqueles que não têm condições financeiras para bancar este luxo de tomar banho e dar descarga em sanitário com água mineral, como ficam?

A nós, guamareenses só vai nos restar a alternativa de esperarmos a boa vontade da CAERN? Temos que sentar e chorar até que chova forte em nossa cidade? Sinceramente, não dar para continuarmos vivendo esse pesadelo...



Afinal de quem é a culpa? Isso se trata de perseguição política por parte da governadora? Alguém saberia responder essas perguntas?

Nenhum comentário: