segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ARTESANATO TRANSFORMA PONTOS COMERCIAIS NA REGIÃO SERRANA


As bonecas coloridas produzidas pela artesã Maria Dias podem ser encontradas como itens de decoração de estabelecimentos comerciais do município de Serra de São Bento, localizado a cerca de 120 km de Natal. A ação faz parte de uma das etapas do projeto Cidades de Charme, que através de práticas sustentáveis promove a geração de renda e torna pontos turísticos lugares mais charmosos e coloridos. Com apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Serra de São Bento, a iniciativa da designer Cris Ribeiro mudou a cara da cidade, mas antes precisou mudar a vida dos seus moradores.

Dividido em etapas, o projeto se preocupou primeiro em selecionar uma cidade que tivesse potencial turístico e uma população com até seis mil habitantes. O município de Serra de São Bento faz parte das cidades que integram o Paraísos do Agreste, roteiro montado pelo Sebrae-RN que fomenta os negócios locais através do turismo.

A escolha dos estabelecimentos comerciais na cidade foi o segunda passo, que aconteceu associada com a formação do grupo de artesãs. O Benditas Mãos é um dos resultados do desenvolvimento do Cidades de Charme no município. Ao todo, dez artesãs se reúnem duas vezes por semana para produzir bonecas, porta copos e gravatas de guardanapos que vão parar em bares, restaurantes e café da cidade.

“Uma das preocupações do projeto é manter a identidade do material que já era produzido por elas. Apenas aperfeiçoamos alguns produtos e criamos novas utilidades. Além do que, o projeto é altamentemente sustentável. Usamos apenas materiais doados e restos de tecidos que iriam para o lixo. O objetivo do Cidades de Charme é interferir sem ferir”, completa a designer Cris Ribeiro.

A artesã Maria Dias antes da implantação do projeto tinha uma vida dedicada a terra. A agricultora já produzia as bonecas, mas não imaginava que aquele hobby poderia se tornar de fato uma profissão que proporcionasse geração de renda. “Eu me sinto bem feliz em ver parte das minhas bonecas pela cidade. Muita coisa mudou desde que comecei a participar do projeto”, afirma.

A primeira exposição dos produtos acontece no Festival Cultural e Gastronômico da Serra de São Bento. Mas o lançamento oficial ainda não tem data. As bonecas produzidas por Maria Dias e outras nove artesãs também poderão ser encontradas no espaço do Sebrae na edição potiguar da Casa Cor, que acontece de 17 de outubro a 30 de novembro, no clube social do América Futebol Clube.

“O projeto transforma a cidade a partir desses elementos e dá oportunidade de integrar outros usos a materiais que iriam para o lixo. É um trabalho de sustentabilidade, economia criativa e geração de renda”, analisou a gestora do projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Cátia Lopes.

O próximo passo do projeto é abrir na cidade uma loja exclusiva para a venda dos produtos confeccionados pelo grupo Benditas Mãos. De acordo com a gestora do projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, há a possibilidade de expandir a ação para os municípios de Monte das Gameleiras e Passa Fica, que também integram o roteiro turístico Paraísos do Agreste.


Nenhum comentário: