terça-feira, 26 de agosto de 2014

BIÓLOGA E SANITARISTA CONCEDE ENTREVISTA À FM 87,9 E FALA SOBRE A SITUAÇÃO DA DENGUE NO MUNICÍPIO DE GUAMARÉ.


A Bióloga e Sanitarista Lúcia de Fátima em entrevista a FM 87,9 Rádio Guamareense relatou a situação do quadro atual da dengue no município de Guamaré. Segundo a Bióloga, a mesma está prestando um trabalho de assessoria técnica na secretaria de saúde do município de Guamaré, no qual está mapeando e bloqueando os pontos críticos onde o  mosquito vem afetando a população  com mais intensidade e  se  reproduzindo com mais rapidez.

O município de Guamaré registrou só este ano de 2014, 37 casos de dengue confirmados, de acordo com a secretaria de saúde, incluindo um caso suspeito de dengue hemorrágica, isto foi para a equipe de epidemiologia, um alarme, pois diante dos casos registrados esta situação já não é normal.  No entanto, estamos fazendo diagnóstico no conjunto habitacional Vila Maria e no Distrito de Baixa do Meio, onde os casos são mais concentrados, porém este trabalho vai ser realizado em todo o Município.


A Bióloga e Sanitarista Lucia de Fátima relatou ainda, que os índices da dengue são altos em todo o estado do RN, por isso em uma reunião com o Secretário de Saúde Adriano Diógenes, mediante os fatos apresentados, vamos realizar um mutirão de combate ao mosquito da dengue, sendo que  o primeiro passo, é conscientizar  toda a população sobre a  devida participação de  todos. Outro ponto decidido nessa reunião foi realizar oficinas itinerantes nas comunidades, explicando os fatos como estão e os cuidados devidos com o armazenamento de água, a limpeza das caixas d´água e tambores, observar a data e hora da coleta de lixo, e ao observar quaisquer sintomas da dengue, não se automedicar e criar um criadouro de peixes, para que os agentes possam realizar um trabalho melhor de peixamento nas cisternas, caixas d’água e etc. para assim aumentar a demanda na distribuição dos mesmos.

A Bióloga e Sanitarista Maria Luiza destacou a eficácia dos agentes de endemias de Guamaré, parabenizou o secretário de saúde Adriano Diógenes pelo o cuidado com a sua pasta, e afirmou, vamos trabalhar com margem de segurança, em todo o município, para que possamos alcançar a meta já prevista em nossas reuniões.

Também foi acertada a criação de um comitê com o objetivo de discutir, avaliar e tomar decisões referentes a casos a que venham a afetar a saúde da população, porém não só basta as três esferas governamentais do país, tais como governo federal, estadual e municipal trabalhar o combate a dengue, a nossa participação é de grande importância, finalizou a bióloga e sanitarista Lucia de Fátima.

(***) FONTE: Texto e Imagens: José de Arimatéia.


Nenhum comentário: