segunda-feira, 4 de agosto de 2014

VISITANTES SE DIVERTIRAM AO CONHECER O VELEIRO CISNE BRANCO NO PORTO DE NATAL

Público que visitou o veleiro Cisne Branco, no porto de Natal,
se divertiu ao unir lazer a aprendizado.

Tanto para quem está retornando quanto para quem visita pela primeira vez o veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, ancorado no porto de Natal, a oportunidade de se divertir e conhecer uma embarcação no estilo clássico é o que mais chama a atenção do público.


O navio veleiro esteve aberto para visitação do público, de forma gratuita, desde a tarde da sexta (1º). Entre os visitantes “de primeira viagem” que resolveram conhecer a embarcação na abertura estava a dona de casa Daniela Canuto, acompanhada de seus filhos de 11 e 12 anos. Para ela, levar os filhos para ver o barco traz a oportunidade para que eles conheçam melhor a história das navegações. “Assim eles podem compreender o papel histórico dessas embarcações”.


Já a funcionária pública Tércia Nascimento estava animada em poder visualizar a beleza do Rio Potengi por uma nova visão. “Foi muito bom poder ver mais um bom atrativo em Natal, conhecer um pouco da história náutica do país e ainda rever a beleza do rio. Viajei por várias cidades do Nordeste pelo mar, mas jamais encontrei uma cidade com a vista marítima tão bela”.


O Cine Branco partiu de Natal ontem, domingo, mas a visitação ao público se estendeu até a tarde do sábado (2). O acesso para quem desejou conhecer o navio aconteceu pelo portão sul da Companhia Docas do RN (Codern), que fica localizado próximo à Rua Chile, na Ribeira. A última vez que a embarcação esteve na capital potiguar foi em abril do ano passado.


O Cisne Branco é um veleiro de grande porte, construído na Holanda, pelo Estaleiro Damen. Foi lançado ao mar em 1999, e entregue à Marinha brasileira no começo de 2000. A construção do navio ocorreu em apenas um ano e três meses e tinha como principal propósito, permitir ao Brasil participar com um navio de propulsão à vela da histórica travessia comemorativa dos 500 anos do seu descobrimento.


Nenhum comentário: