quinta-feira, 2 de outubro de 2014

92 ANOS DO RÁDIO NO BRASIL: AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A MIGRAÇÃO DO AM PARA O FM


A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

O “Dia Nacional do Rádio” é comemorado em 25 de setembro, em homenagem ao nascimento de Roquete Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”.

Em nove décadas, foram muitos os avanços tecnológicos, que ajudaram no aperfeiçoamento e até na reinvenção do rádio, como forma de adaptação aos dias atuais. Dados do PNAD/IBGE mostram que o rádio continua a ter uma presença marcante na vida do brasileiro: hoje, em cada dez domicílios, nove têm um aparelho de rádio.

Ao longo do tempo, o rádio ganhou aliados para expandir seu alcance, como o telefone celular (87% dos modelos vendidos têm receptores de rádio integrado aos aparelhos), tablets, computadores, entre outros.

O maior e mais recente avanço do rádio é a migração das emissoras do AM para FM. Neste ano, o Ministério das Comunicações assinou as primeiras migrações.

A Abert estima que 90% das mais de 1.800 rádios comerciais AM devem se transferir para a frequência de FM.



Nenhum comentário: