sábado, 4 de outubro de 2014

EXÉRCITO SE DESLOCA PARA O INTERIOR PARA DAR SUPORTE DURANTE AS ELEIÇÕES


Cerca de 1.500 homens do Exército Brasileiro partiram na manhã deste sábado (4) rumo ao interior do Estado para dar suporte às eleições em 37 municípios do Rio Grande do Norte. A Operação Sertão tem por finalidade contribuir para a regularidade do processo eleitoral, em atendimento ao pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizando a garantia da Lei e da Ordem durante a votação e apuração durante o pleito eleitoral.

De acordo com o general Antonio Carlos Barboteo Pinto, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada – que compreende o Rio Grande do Norte e parte da Paraíba – a Operação Sertão atende à solicitação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que entendeu que algumas cidades do Estado deveriam possuir presença da tropa federal. Por sua vez, diz o comandante, o Tribunal Superior Eleitoral concedeu o pedido do TRE-RN, solicitando ao Ministério da Defesa que repassasse a missão ao Exército Brasileiro.

“Nós estamos atendendo ao pleito de estarmos presentes em 37 municípios do Estado do Rio Grande do Norte”, afirmou o general Antonio Carlos Barboteo Pinto. Além dos 1.500 homens que estão sendo deslocados para o interior, parte do pessoal de comando e controle especializado do Exército ficará na retaguarda, com a possibilidade de dar suporte aos militares que estão sendo empregados diretamente nos locais de votação.

“A tropa federal não atua em reforço a ações de segurança pública. Isso é específico dos órgãos de segurança pública que já estão sendo empregados. Nós atuamos estritamente por uma solicitação formal do juiz eleitoral, que é quem vai modular a atuação da Força Federal de maneira formalizada”, explicou o comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.

“Quando ele (juiz eleitoral) entender que ultrapassou a capacidade dos órgãos de segurança pública de atender suas demandas, o o juiz formaliza (a necessidade de empregar a Força Federal). Não se trata de reforçar ou complementar. São ações diferentes”, disse o general Antonio Carlos Barboteo Pinto.

PREPARATIVOS
Os homens envolvidos na Operação Sertão se preparam há cerca de três semanas para atuar durante o pleito eleitoral. “Reunimos toda a tropa em Natal, preparamos, nivelamos os conhecimentos e agora estamos dando início a nossa operação de garantia de votação e apuração”, explicou o comandante. “Todos os militares que estão sendo empregados estão instruídos sobre o limite de atuação que as tropas federais têm em uma operação como essa”, completou.

“Como cidadãos, nós esperamos que o povo conscientemente escolha os melhores representantes para dar continuidade ao processo democrático do país”, comentou o general Antonio Carlos Barboteo Pinto.


Nenhum comentário: