Por: Mariana Tokarnia
Em: Agência Brasil
Entrar em
sala de aula com crianças e adolescentes e um currículo para cumprir é uma
atividade repleta de prazer e também de desafios. No Dia do Professor,
comemorado hoje (15), docentes que estão há pouco tempo na sala de aula
conversaram com a Agência Brasil sobre o dia a dia em escolas públicas e
particulares, as dificuldades com estrutura, materiais didáticos e em prender a
atenção dos alunos. Eles falaram também sobre a importância do diálogo e do
respeito entre professores e estudantes. Apesar das dificuldades, lecionar é um
sonho realizado para muitos deles.
Pesquisa
Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da Organização para a Cooperação
(OCDE), divulgada este ano, mostrou que são muitos os desafios a serem vencidos
pelos professores do ensino básico. Quase 90% dos professores brasileiros
acreditam que a profissão não é valorizada na sociedade. Mesmo assim, a maioria
(87%) sente-se realizada com o trabalho. Também, segundo a pesquisa, 20% do
tempo em sala de aula são usados para controlar o comportamento dos alunos.
A formação é
fator relevante quando se fala da carreira de professor. Os dados do Censo da
Educação Superior mostram que, em 2013, os formandos em licenciaturas foram
201.353. O número vem caindo desde 2011, quando foram registrados 238.107
concluintes no grau acadêmico. Em 2012, foram 223.892. O número era 145.859 em
2003 e atingiu o pico dos últimos dez anos em 2009, com 241.536 concluintes em
licenciaturas.
Pelo Plano
Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas a serem cumpridas no setor em
dez anos, até 2024, todos os professores do 6º ano do ensino fundamental ao 3º
ano do ensino médio devem ter licenciatura na área em que atuam. Esse
percentual está em 32,8% nos anos finais do ensino fundamental e em 48,3% no
ensino médio, segundo dados do Observatório do PNE, que reúne informações sobre
cada meta e estratégia do plano.
O Ministério
da Educação tem incentivado a formação dos professores com ações como o
Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), que oferece apoio
financeiro a projetos pedagógicos inovadores que contribuam para melhorar os
cursos de formação de professores da educação básica. Outra iniciativa é o
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor),
desenvolvido em parceria com instituições de educação superior e secretarias de
Educação dos estados e municípios, que estimula as licenciaturas.
*Colaborou: Yara Aquino
Nenhum comentário:
Postar um comentário