sábado, 4 de outubro de 2014

SERIDÓ EM PALAVRAS E IMAGENS


Por: Yuno Silva

Visitar as próprias memórias e materializar tudo em um livro de crônicas e fotografias. Conduzido pela combinação paisagem, cotidiano e tradições, “Sertão, Seridó, Sentidos”, de Maria Elza Bezerra Cirne, revela aspectos da vida sertaneja a partir de um mosaico de sentimentos e impressões (pessoais) que traçam um panorama afetivo da autora com a região. Apesar de não ser filha direta do chão do Seridó, Elza nasceu em Natal, ela conhece a mística e o orgulho que tanto caracterizam seu berço familiar. Com edição caprichada, o título será lançado nesta próxima terça-feira (7), das 18h30 às 21h, na Pinacoteca do Estado.

A noite de autógrafos vem atrelada a abertura de exposição temática, onde a Maria Elza faz questão de compartilhar com o público fragmentos dos textos e imagens captadas nas inúmeras viagens que fez ao Seridó, sobretudo aos municípios de Acari (principalmente), Currais Novos e Caicó. “Foi a forma que encontrei para não deixar essas fotos restritas ao livro”, disse a economista e advogada, que tem a fotografia como hobby e optou por abrir e fechar a obra com poesia. “Sertão, Seridó, Sentidos” estampa 40 imagens, ora coloridas ora preto e branco, e a exposição homônima reúne dez dessas fotos. 

“Gosto de andar pelo meio do mundo, então não me chamem para ir a um shopping: prefiro estar na beira de um rio, um açude, junto da natureza. E estou sendo acompanhada da minha máquina, pois um bom clique pode surgir a qualquer momento e onde menos se espera”, disse Elza Bezerra Cirne, confessando que prefere sair só quando vai fotografar. “Como não tenho a menor pressa para conseguir uma imagem, estando sozinha não fico preocupada se tem alguém me esperando”, justifica a autora, que percorreu os caminhos da infância com uma câmera na mão, resgatando suas memórias através do olhar e da escrita. “Tentativas inesgotáveis de expressar a alma de um povo”, afirma.

Após o lançamento, o livro estará à venda na própria Pinacoteca do Estado até o término da exposição dia 2 de novembro. Editado de forma independente, o título custa R$ 80, vem embalado por capa dura e sobre-capa ilustrada pela artista plástica Selma Bezerra, mãe da autora. As fotografias (do livro e da exposição) também estão à venda.

Sem pressa
Sua primeira experiência editorial se deu em 1997, quando lançou “No Rastro das Águas”, romance biográfico que teve como fio condutor a trajetória do avô (já falecido) José Bezerra de Araújo. “Esse livro teve uma boa aceitação, perguntavam como conseguia descrever tão bem o Seridó mesmo sem ter nascido lá, e desde então passaram a me perguntar quando iria publicar outro”, contou.

De lá para cá, a economista por formação e escritora-fotógrafa nas horas vagas se graduou em Direito e, envolvida com os estudos, acabou sem tempo para se dedicar a literatura. Há dez anos atua como advogada. “Minha ideia inicial era escrever um outro romance, mas lendo crônicas vi que poderia montar meu próprio quebra-cabeças de memórias com textos mais curtos. E assim comecei a trabalhar, em 2007, na elaboração de ‘Sertão, Seridó, Sentidos’. Tinha muito a dizer e mostrar, então não tive pressa em terminar”, recorda Elza, que desde o início pensou em unir fotos e textos, “só não sabia como fazer isso”.

A partir daí entram em cena dois colaboradores: a escritora e artista plástica Ângela Almeida, que assina a direção editorial, e o fotógrafo Marcelo Buainain, responsável pela seleção e edição das imagens. “Montamos o livro juntos, pensamos em cada detalhe, desde a cor da capa, o formato, a fonte da fonte, a opção de utilizar algumas fotos em preto e branco. Como disse Ângela, lançamos mão de toda e qualquer ‘licença poética’”.

Dedicado à memória da avó Aliete, que para Elza representa o triunvirato família, raízes e valores seridoenses, “e a todos aqueles que me incentivaram a traçar palavras e traduzir emoções”, “Sertão, Seridó, Sentidos” traz citação do saudoso sertanista Oswaldo Lamartine e prefácio de Paulo ‘Balá’ Bezerra.

Serviço:

Lançamento do livro “Sertão, Seridó, Sentidos” (R$ 80), dia 7 de outubro, das 18h30 às 21h, na Pinacoteca do Estado. Na ocasião também será aberta exposição fotográfica homônima com série de imagens também impressas no livro.

Nenhum comentário: