sexta-feira, 24 de outubro de 2014

GUAMARÉ É HOMENAGEADA NA V MOSTRA CULTURAL DO CENTRO EDUCACIONAL PINHEIROS EM NATAL


Nesta quinta feira (23.10), o Centro Educacional Pinheiros em Natal homenageou o município de Guamaré em sua V Mostra Cultural, que aconteceu nas dependências do ginásio de esportes do C E Pinheiros. Após a composição da mesa, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e logo em seguida o diretor do Centro Educacional, o senhor João Pinheiro falou aos presentes sobre a importância do evento e agradeceu a todos os presentes.



O Grupo de Teatro e Dança Tamanco de Pau foi convidado a fazer a abertura do evento cultural, contanto a história do município de Guamaré de forma teatral, o que foi feita com bastante competência pela coordenadora cultural Maria de Pipoqueiro e o ator e escritor de peças teatrais Manoel Barata.



As crianças e adolescentes guamareenses que compõem o Grupo de Teatro e Dança Tamanco de Pau, portaram-se como os verdadeiros artistas que são ao interpretar vários atos de encenação e dança, na presença do grande público presente a V Mostra Cultural do Centro Educacional Pinheiros. Foi apresentada ao público a história de Guamaré e dos seus habitantes desde o período da colonização até o momento atual, através de danças folclóricas como, Pastoril, Boi de Reis, Dança do Araruna e do Coco de Roda.











Depois da apresentação, o Grupo de Teatro e Dança Tamanco de Pau voltou ao ginásio de esportes para receber os merecidos aplausos de toda a plateia presente ao evento cultural.



Em seguida, os alunos do Centro Educacional Pinheiros homenagearam as cidades de Santa Cruz, Extremoz e Goianinha. Apresentações bem trabalhadas pelos alunos sob a supervisão das professoras do colégio.









O município de Guamaré teve uma representação que chegou mesmo a emocionar aos guamareenses que se encontravam participando daquele evento cultural.





Foram homenageadas durante o evento, as belezas e riquezas naturais do município, como também aqueles que se destacam nas artes, na literatura e na defesa da cultura guamareense. Pessoas como a escritora e historiadora Maria Jandir Candéas, a atriz, artesã e coordenadora cultural Maria de Pipoqueiro, a poetisa Iza Poetiza, o poeta cordelista Francisco de Bethânia, o ator e poeta repentista Galego Aboiador (In Memoriam), o poeta e artista plástico Gonzaga Filho. Além dos talentos guamareenses, foram homenageadas a nossa beleza natural (Mãe Natureza), a nossa economia como o petróleo, o sal e a pesca e a defesa da nossa cultura como o Projeto Criança Petrobras e o Grupo de Teatro e Dança Tamanco de Pau.

















O evento ainda contou com a participação do poeta e compositor Zé Martins, que recitou poesia e cantou para o público presente que interagiu dançando e acompanhando a sua música na palma da mão.





Todo evento teve a cobertura da SIM TV, com a jornalista Fátima Melo que ao final do evento fez uma bela entrevista com o diretor João Pinheiro e o poeta Zé Martins.



E os guamareenses presentes de despediram de todos com a sensação do dever cumprido em ter representado tão bem a sua cidade e feliz com a acolhida maravilhosa e a honra de ver a cidade de Guamaré ser homenageada de uma forma maravilhosa pelo Centro Educacional Pinheiros. Queremos aqui agradecer a todos que fazem parte dessa maravilhosa instituição de ensino, e em especial ao diretor João Pinheiro, a coordenadora Selma Elias, as professoras Sílvia (4º A), Fátima (4º B) e Juliene (4º C).



Vejamos mais flashes que marcaram o evento da V Mostra Cultural do Centro Educacional Pinheiros.














Um comentário:

Abelha disse...

SHOW DE BOLA. PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM DO EVENTO.