quinta-feira, 16 de outubro de 2014

FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DO RN COMEÇA HOJE NO IFRN CENTRO EM NATAL‏


Foto Riografia do Norte receberá um dos maiores fotógrafos da cultura brasileira, além de ampla programação e shows de Khrystal, Os Grogs e muito mais

A segunda edição do maior evento da fotografia potiguar começa nesta quinta-feira no IFRN Cidade Alta. A programação de abertura do Foto Riografia do Norte – que segue até o sábado – já começa com palestra, música, feira, escambo de material fotográfico e o anúncio do Prêmio Bruno Bougard de Fotografia, pelo secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.

A abertura oficial começa às 18h com a palavra do presidente da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), Alex Gurgel, responsável pela produção do evento. Na sequência, o fotógrafo piauiense, João Cruz, coordenador nacional do projeto “Fotógrafo Legal”, palestra sobre o andamento do Projeto de Lei que versa a Regulamentação da profissão de fotógrafo.

Também no auditório do IFRN Cidade Alta, Dácio Galvão fará o anúncio do Prêmio Bruno Bougard, de abrangência nacional e projetado para 2015, a ser incorporado à programação do projeto Natal em Natal, com premiação em dinheiro aos cinco primeiros lugares e exposição dos 20 melhores trabalhos na Galeria Newton Navarro, na Funcarte.

A programação de shows será aberta ainda no auditório, com o aclamado poeta mossoroense Antônio Francisco, acompanhado do também talentoso violão do cantor e compositor Mazinho Viana. No pátio do IFRN acontece a feira e o escambo fotográfico, para venda, troca e compra de equipamentos fotográficos, para livre negócio.

A programação inclui ainda a Galeria Zoom com a exposição “Chão Potiguar”, dos fotógrafos Jailson Fernandes, Canindé Soares, Brunno Antunes e fotos dos alunos da oficina de fotografia realizada pelo professor Henrique José em uma ONG, no bairro Bom Pastor; e lançamento dos livros: “Natal em Fotos”, de Canindé Soares; “Caixa de Fotos”, de Pablo Pinheiro; e “Aos Fotógrafos Brasileiros”, de Henrique José; e vários títulos de Fernando Chiriboga.

Programação de sábado

No sábado, para fechar o evento, o ponto alto aos amantes da fotografia. Miguel Chikaoka, um dos fotógrafos mais importantes na seara da fotografia cultural brasileira – tendo recebido, em 2012, a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura – fará palestra com tema aberto e interação total com o público presente.

Chikaoca reside em Belém desde 1980, onde idealizou a Fotoativa, um núcleo de experimentação, pesquisa e difusão do fazer fotográfico e seus desdobramentos. Como autor, soma exposições individuais e participações em mostras e salões no Brasil e no exterior e conta com obras em importantes acervos internacionais.

“Esse festival coloca a fotografia potiguar onde ela merece. Traz fotógrafos renomados para trocar ideias, promove a discussão e a união entre profissionais da área, incentiva a atividade entre os amantes da fotografia e divulga o trabalho de fotógrafos potiguares, que estão entre os melhores do país, para o público local e nacional”, ressalta Alex Gurgel.

O Foto Riografia do Norte 2 se encerra em grande estilo com três shows no espaço Zé Reeira, localizado ao lado do IFRN Cidade Alta e com livre acesso. Khrystal, Maguinho da Silva e Os Grogs animam a noite, com início às 20h.

Credenciamento: Para participar do Foto Riografia do Norte é necessário fazer o credenciamento. Sócios aphotistas e usuários Unimed não pagarão nada para assistir as palestras, workshops e oficinas. Os não-sócios doarão 2 quilos de Leite Ninho em pó (que serão distribuídos para uma entidade) quando for buscar a Credencial do Foto Riografia do Norte, em local que será avisado aos inscritos através de e-mail.

FOTO RIOGRAFIA DO NORTE
Data | 16, 17 e 18 de outubro
Local | IFRN Cidade Alta
Site do evento | http://aphotorn.com.br /


Nenhum comentário: