sábado, 4 de outubro de 2014

FOTÓGRAFO É AGREDIDO POR AGENTE DE SEGURANÇA DA SUPERVIA, NO RIO

Rodrigo Rodrigues: agredido por fazer seu trabalho

O fotógrafo profissional Rodrigo Rodrigues denunciou ter sido agredido por agentes da Supervia. O caso aconteceu na noite de sexta-feira (3) quando voltava para casa e estava em um trem com destino à Japeri. Segundo seu próprio relato exposto em uma rede social, Rodrigo viu quando um agente tentou retirar a força um jovem de dentro de um vagão. Ante a resistência do rapaz e diante da situação que parecia se configurar em um conflito, Rodrigou pegou sua câmera fotográfica e passou a registrar a cena.

_"(...)Ele me viu fazendo a fotografia, logo veio pegar a minha câmera (...) e aí escapei, mas, ainda ai não deu para fugir, daí ele me puxou também(...)


Através da janela do trem o fotógrafo registrou a imagem do suposto agressor

Ainda, segundo seu relato, os passageiros, ao virem a cena da violência, impediram que Rodrigo fosse retirado do trem e prestaram solidariedade. Mas foi aí que a agressão ocorreu: " O pessoal de dentro reagiu, e não deixou me puxar, porém quebrou minha objetiva, e me ameaçou se eu publicasse."

O caso foi denunciado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro que vai apresentar queixa contra a Supervia. Nos últimos dois anos mais de cem casos de violência contra jornalistas foram registrados no Rio. Os agressores são na sua maioria policiais militares e ativistas.

Rodrigo Rodrigues conseguiu fazer a imagem do suposto agressor que aparece em uma das fotografias feitas através da janela do trem.

(***) FONTE: Conexão Jornalismo


Nenhum comentário: