domingo, 19 de outubro de 2014

LIBERDADE DE EXPRESSÃO É UM DOS TEMAS DA 70ª ASSEMBLEIA GERAL DA SIP


Por: Michelle Canes

A atual situação da liberdade de imprensa na América Latina, as ameaças para a liberdade de expressão, novas estratégias de gestão dos meios de comunicação, projetos editoriais que geram novas audiências e tendências da publicidade voltada para formatos digitais estão entre os principais temas da 70ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que será realizada a partir de amanhã (20), em Santiago, Chile.

O evento, que será realizado na Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), terá atividades entre os dias 17 e 21 de outubro. Entre os que devem participar da cerimônia de abertura estão a presidenta chilena, Michelle Bachelet; o ministro das Relações exteriores do Chile, Heraldo Muñoz; a presidenta da SIP, Elizabeth Ballantine; e a secretária executiva da CEPAL, Alicia Bárcena.

A SIP foi responsável pela Declaração de Chapultepec, uma carta de princípios que estabelece dez pontos básicos para o desempenho eficiente da liberdade de informação nas democracias. Chapultepec é o nome do castelo mexicano onde foi realizada, no dia 11 de março de 1994, a conferência que deu origem ao documento. A declaração foi assinada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 1996 e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006.



Nenhum comentário: