Por: Ivan Richard
O Ministério
da Integração Nacional, responsável pelas obras do projeto de transposição do
Rio São Francisco, precisou do apoio de tropas da Força Nacional de Segurança
para fazer os testes de ajuste de
equipamentos para início da operação do sistema. A presença da força foi
necessária porque havia a possibilidade de moradores do município pernambucano
de Floresta tentarem impedir a operação com receio de que ela prejudicasse o
abastecimento de água na região.
De acordo
com o ministério, no fim de agosto, foi feito o bombeamento de água do
reservatório de Itaparica para o reservatório Areias, procedimento necessário
para os ajustes dos equipamentos da primeira Estação de Bombeamento (EBV-1) do
Eixo Leste.
A presença
da Força Nacional foi autorizada pelo Ministério da Justiça, após solicitação
do ministro interino da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Os testes
ocorreram no último dia 13. A
autorização formal para emprego do contingente federal, no entanto, foi
publicada hoje (21) no Diário Oficial da União.
Segundo o
Ministério da Integração Nacional, os testes seguiram “todas as boas práticas
da engenharia e de qualquer protocolo de acionamento de conjuntos de
motobombas”. Em nota, a pasta informou ainda que o enchimento dos canais até as
primeiras estações de bombeamento de cada eixo representa a primeira etapa de
pré-operação do empreendimento.
“Ressalta-se
que, a quantidade de água a ser bombeada até o final deste ano representa
apenas 0,06% da capacidade do reservatório de Itaparica. Do volume atual,
representa apenas 0,3%”, informou o ministério.
As obras do
projeto de transposição foram iniciadas em 2007, durante o governo do então
presidente Lula. Depois de vários atrasos, hoje o empreendimento está com 66,1%
da execução concluída e com previsão de término para dezembro de 2015.
São mais de
477 quilômetros de canais, nos estados de Pernambuco, do Ceará, Rio Grande do
Norte e da Paraíba, com objetivo de garantir a segurança hídrica para mais de
390 municípios no Nordeste Setentrional.
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