domingo, 19 de outubro de 2014

'DESCONSTRUÇÃO' FEITA PELO PT AMPLIOU REJEIÇÃO A AÉCIO NEVES, QUE TAMBÉM PECA PELA 'FÚRIA'

Não, nem tudo está bem. Agressividade do candidato foi percebida
 e incomodou eleitores.
Pesquisas qualitativas revelam que a rejeição a Aécio Neves já é maior do que à presidente Dilma Rousseff. Informação é do colunista Ilimar Franco. Além disso, alguns fatores trabalhados pelo PT nos comerciais, como a recusa do senador tucano ao teste do bafômetro, colaram em sua imagem. Entre os especialistas, forma-se um consenso de que a pancadaria causa mais danos a ele do que a ela.

Por mais criticada que seja por marqueteiros e analistas políticos, a estratégia de "desconstrução" tem atingido resultados. De acordo com o colunista Ilimar Franco, do Globo, alguns pontos começaram a colar na imagem do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Leia abaixo:

A desconstrução

As críticas da campanha da presidente Dilma, nos comerciais de TV, estão colando em Aécio Neves. As pesquisas qualitativas revelam, segundo analistas políticos, que os ataques fizeram a rejeição a Aécio ficar maior que à Dilma. Por isso, os tucanos querem paralisar essa ofensiva e estão requerendo ao TSE que tire o adversário do ar ou lhes dê o direito de resposta.

Em outra nota, Ilimar informa que a "briga de galos" do último debate causou mais danos a Aécio do que a Dilma. O tucano, segundo ele, estaria perdendo a imagem de "bom moço".

Recusa ao teste do bafômetro pegou muito mal para Aécio.

Num dos comerciais do PT, questiona-se a recusa de Aécio ao teste do bafômetro, ocorrida numa blitz no Rio de Janeiro. "O que será, o que será que Aécio tem para esconder?". Com a pergunta feita de maneira intermitente por um locutor, o comercial mostra cenas do trabalho de prevenção ao uso de álcool no volante. O ex-presidente Lula já havia feito referência ao incidente com Aécio durante comício em Belém.

Pesquisas internas do PT também informam que trackings do partido apontam recuperação da presidente Dilma. É o que informa reportagem do jornal GGN:


Tracking do PT dá sinais de arrancada de Dilma

O tracking petista desta sexta-feira (17) aponta que a presidente Dilma Rousseff aparece 5 pontos a frente do adversário Aécio Neves (PSDB). O desempenho da candidata à reeleição coincide com o aumento da rejeição a Aécio, atestado tanto na última pesquisa Datafolha quanto no último estudo do Ibope.

De acordo com a pesquisa Datafolha, a rejeição à candidatura de Aécio cresceu quatro pontos na última semana e está em 38%. A de Dilma caiu 1 ponto, e agora a presidente é descartada por 42% do eleitorado. No Ibope, os dados são mais equilibrados: Dilma tem 36% de rejeição, ante 35% do tucano.

Na última semana, o tracking do PT registrava 2 pontos a mais para Dilma, um empate técnico com Aécio, com algumas oscilações diárias. As pesquisas Datafolha e Ibope daquela semana também apresentavam o mesmo cenário de empate, com diferença de 2 pontos para Aécio (51% a 49%, considerados os votos válidos).
Qual será a postura do candidato no próximo debate?
Mais respeitosa e equilibrada?

Paralelamente ao aumento da rejeição de Aécio - aferido na semana em que o tucano passou a ser alvo da campanha de desconstrução encampada pelo PT - Dilma apresentou uma sensível melhora em sua avaliação de governo.

Para cientistas políticos ouvidos pelo GGN nesta quinta (16), a situação de empate, constatada até então pelas pesquisas, configura uma vitória para Dilma. Isso porque Aécio parecia surfar em uma onda azul resultante do desempenho surpreendente que teve no dia 5 de outubro - e ainda teve, como ajuda extra, uma semana com agendas positivas: ganhou apoio político, enquanto Dilma enfrentava as denúncias na Petrobras. Ainda assim, ele não conseguiu, até o momento, abrir diferença em relação à petista.

(***) FONTE: Conexão Jornalismo


Nenhum comentário: