sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O SATANISMO E SEUS MISTÉRIOS. POR QUE TEMOS TANTO MEDO DE TUDO QUE HÁ A RESPEITO?


Rumores sobre a realização de missas com suposta “magia negra” ou culto a entidades consideradas “do mal” sempre despertaram medo e curiosidade ao longo dos séculos. Recentemente, um grupo de satanistas está gerando uma grande polêmica na cidade de Oklahoma (EUA), onde uma cerimônia pública do culto satanista, ocorrida no mês passado, causou vários protestos. Para participar da cerimônia era necessário um bilhete de admissão. Apesar de toda a controvérsia, a cerimônia não foi barrada, pois isso seria uma violação da Primeira Emenda da Constituição dos Estado Unidos, que prega a liberdade de expressão.

Para que o culto fosse realização, no entanto, os seguidores teriam que respeitar os códigos envolvendo o uso de fogo, no que diz respeito à nudez pública e também não poderiam realizar qualquer tipo de derramamento de sangue - como sangria de animais.

O grupo satânico Dakhma de Angra Mainyu afirmou que o objetivo da realização de um evento deste tipo era abordar a questão da liberdade religiosa e do culto e também desmistificar a imagem que o público em geral possui sobre certos rituais. "Um dos ditames da igreja não é apenas para educar os membros, mas para educar o público e para desmascarar a imagem que Hollywood projetada de nossas crenças", disse um dos co-fundadores do grupo, Adam Daniels, à ABC News.

De acordo com os participantes, o satanismo é muitas vezes confundido com a feitiçaria ou mesmo vodu. Eles acrescentam que a imagem popular de satanistas como seres sinistros e sanguinários é em grande parte uma criação ficcional e sensacionalista de Hollywood. Os seguidores deste tipo de crença defendem que "Satanás é um símbolo da liberdade pessoal e individualismo", baseando-se em sua descrição como um anjo caído rebelde na teologia cristã. Satanás, neste contexto, não é visto como um símbolo do mal, mas como um herói e livre pensador, que rejeitou um governante dominador em favor do livre-arbítrio.

Por outro lado, líderes religiosos em Oklahoma acreditam que os satanistas estão “zombando” do cristianismo com sua rejeição às religiões ditas “oficiais”, sobretudo, o catolicismo. Para colocar mais lenha nesta fogueira na cidade, um outro grupo, chamado Templo Satânico, está querendo construir uma estátua de Satanás, de sete metros de altura, perto do monumento dos Dez Mandamentos. A estátua está em construção, mas ninguém garante que sua construção será terminada ou que chegará ao fim sem passar por várias polêmicas ou ações judiciais.

(***) FONTE: Live Science


Nenhum comentário: