Caixas
eletrônicos, rede 24h, internet,
telefone e
lotéricas são canais alternativos
A greve dos
bancários que começou nesta terça-feira (30) não será aceita como justificativa
para atrasos no pagamento das contas. De acordo com o Procon-SP, os
consumidores devem procurar formas alternativas para pagar seus boletos na data
de vencimento.
A Febraban
(Federação Nacional dos Bancos) orienta os consumidores a utilizarem outros
meios pagar as suas contas e utilizar seus serviços, como caixas eletrônicos,
internet, telefone e casas lotéricas.
No entanto,
o consumidor que não conseguir utilizar outros meios de pagamento não poderá
arcar com possíveis prejuízos. Nesse caso, as reclamações podem ser feitas
diretamente nos Procons de cada cidade.
De acordo
com informações do Sincoesp (sindicato das casas lotéricas do Estado de São
Paulo), os correspondentes bancários, como as lotéricas, aceitam o pagamento de
boletos de até R$ 700, a menos que eles sejam da Caixa Econômica Federal.
As lotéricas
de rua funcionam das 8h e às 17h. Já as localizadas dentro de estabelecimentos,
como shoppings e supermercados, atendem das 9h às 18h.
Confira abaixo por quais meios
serviços bancários podem ser feitos durante a greve:
Pagamentos de contas
(boletos, água, luz, telefone, etc.) e tributos (IPTU, IPVA, entre outros)
Podem ser
realizados por meio dos caixas eletrônicos, rede 24h, sites dos bancos,
aplicativos oficiais para celular, telefone, correspondente bancários
(lotéricas, Correios e supermercados, por exemplo), débito direto autorizado e
débito automático.
Pagamentos
em atraso devem ser feitos no banco emissor do título, ou conforme outras
orientações de cobrança.
Saque em conta corrente
e poupança
O serviço
está disponível apenas nos caixas eletrônicos e na rede 24h. Os clientes devem
ficar atentos ao horário de funcionamento dos caixas eletrônicos, que em
diversas cidades param de funcionar às 22h.
Consulta a saldos e
extratos, transferências de dinheiro e contratações de produtos, serviços e de
crédito
Podem ser
feitos pelos caixas eletrônicos, pela rede 24h, nos sites dos bancos,
aplicativos oficiais para celular e por telefone.
Depósitos e
recebimentos de benefícios (Bolsa Família, seguro-desemprego, FGTS, PIS)
Só podem ser
realizados nos caixas eletrônicos e correspondentes bancários.
Bloqueio e desbloqueio
de cartões
Serviço pode
ser feito por meio dos caixas eletrônicos, sites dos bancos, telefone e
correspondentes bancários.
Investimentos
Podem ser
realizados pelos caixas eletrônicos, nos sites dos bancos, aplicativos oficiais
para celular e por telefone.
Crédito no celular
Podem ser
realizados por meio dos caixas eletrônicos, rede 24h, sites dos bancos,
aplicativos oficiais para celular e por correspondente bancários.
Entenda a paralisação
Os
trabalhadores não aceitaram a proposta dos bancos de reajuste de 7,35% (sem
descontar a inflação) para os salários e demais verbas salariais e de 8% para
os pisos, após oito tentativas de negociações.
A categoria
tem como reivindicação um reajuste total de 12,5% nos salários, um piso
salarial de R$ 2.975,49, além de outras questões como um 14ª salário,
vale-alimentação de R$ 724, vale-cultura de R$ 112,50, mais contratações e
combate ao assédio moral.
O pedido de
aumento de salário da categoria apresenta um ganho real de 5,8%, descontada a
inflação de 6,35% nos últimos 12 meses, até agosto. Foi utilizado no cálculo o
INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Os bancários
negociam um novo acordo trabalhista anualmente a partir do dia 1º de setembro. Uma
greve de 23 dias ocorreu em outubro do ano passado e foi encerrada após a
Fenaban oferecer reajuste de 8% nos salários com aumento real de 1,82%.
A CNDL
(Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) apelou na época pelo fim da
greve, temendo a perda de lucro no comércio.
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