quarta-feira, 22 de outubro de 2014

HORÁRIO DA VOTAÇÃO VAI SER MANTIDO PARA O SEGUNDO TURNO

Eleitores terão o mesmo horário para comparecer às urnas

O horário de verão não deve mudar a dinâmica da votação para o segundo turno das eleições no Rio Grande do Norte. O atraso em uma hora com relação ao horário oficial de Brasília impactará apenas na apuração dos votos para presidente da República. A votação, que acontece no próximo domingo (26), escolherá também o novo governador do Estado. A votação no RN seguirá a programação de horário local, ou seja, começa às 8h e termina às 17h. Devido ao horário de verão, as seções serão encerradas uma hora depois do horário oficial de Brasília. Apenas as regiões Norte e Nordeste não estão com o horário diferenciado.

A divulgação dos votos apurados para a presidência da República só vai ser feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois que a votação for encerrada em todo o País, por volta das 20h no horário de Brasília. O Acre será o último estado a encerrar o pleito deste domingo, pois com a adoção do horário de verão, tem três horas a menos de fuso horário em relação à Capital do país. A apuração dos votos para governador ocorre de acordo com o horário local, com a divulgação sendo iniciada logo após o término da votação. De acordo com o Tribunal Regional eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN),  os primeiros boletins do resultado da eleição para governador deverão ser divulgados por volta das 17h30, com previsão de encerramento da apuração local até 20h. O Distrito Federal e mais 13 Estados terão votação para governador neste segundo turno.

As urnas que serão utilizadas no 2º turno no interior do Estado estão sendo preparadas desde ontem (20)  e seguem até a próxima quarta (22), nos próprios Cartórios Eleitorais. Na semana passada, foram preparadas as da capital e se encontram no Centro de Operações da Justiça Eleitoral até o próximo sábado.

Aqueles eleitores que não votaram no primeiro turno podem votar normalmente no segundo, e não devem esquecer de justificar a ausência do último dia 5. O prazo para a justificativa é de 60 dias e o formulário pode ser retirado gratuitamente nos cartórios eleitorais, TRE e internet. O formulário preenchido deve ser apresentado junto com o título de eleitor e documento oficial com foto na seção eleitoral em que é inscrito.

Quem deixar de votar em três turnos consecutivos terá o título cancelado e perderá alguns direitos como se inscrever em concurso público, obter empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo, participar de concorrência pública, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial.


Nenhum comentário: